O que podemos fazer com Big Data?

E se houvesse alguma forma de prever o comportamento dos consumidores? Isso ajudaria influenciar as decisões de negócios para busca de melhores resultados?”

O Big Data é a reposta para essa pergunta.

Big Data possibilita a análise de um grande volume de dados, esses dados são “limpos” e assim transformados, essas informações são utilizadas por grandes organizações para insights na hora da tomada de decisões.

Diversos dados podem compor o Big Data desde informações de controle de estoque até os dados de navegação do cliente no app do seu negócio. Entretanto é necessário que a empresa tenha a tecnologia e o profissional adequado para que essa filtragem de dados possa ocorrer de maneira correta.

Para que serve o Big Data?

Hoje a quantidade de dados gerada diariamente em todo o mundo é gigante. A cada dia esse processo aumenta de maneira exponencial. A previsão é de que até 2024 se crie dados do que nos últimos 30 anos. Segundo levantamento da IDC.

Esse mundo de conteúdos pode esconder informações valiosas se coletadas, processadas e analisadas, corretamente. É justamente nessa etapa em que entra o Big Data e as tecnologias nele envolvidas.

Com o Big Data é possível trabalhar com um grande volume de dados de forma rápida e eficiente, com um custo acessível, e é exatamente por isso que é possível ter insights mais assertivos.

Para entender melhor como tudo isso funciona, vamos dividir em etapas:

Coleta

Tudo começa com a coleta de dados, essa etapa é a que reúne todo o grande volume e diversidade dos dados coletados. Essas informações precisam passar por uma filtragem ou formatação para que os possíveis erros, ou dados incompletos sejam eliminados, ates da próxima etapa.

Esses passos são fundamentais para que não haja prejuízo nas etapas seguintes, dessa maneira possíveis dados corrompidos não passem para próxima etapa.

Integração

Nessa etapa como os dados são de formatos e características diferentes, devem receber tratamentos específicos. Assim critérios de validação aceitação, segurança, devem ser definidos, de acordo com suas fontes.

Análise e modelagem

Essa é uma das fases mais importantes para o Big Data visto que é nela em que todos os dados coletados passam a se transformar em informações.

Para que esse trabalho se torne mais rápido, é necessário ter profissionais qualificados e suporte para as tecnologias de inteligência artificial e machine learning.

Interpretação

A última fase é a que vale todo o investimento em Big Data, tendo em vista que é nela que nela que será possível extrair insights que irão garantir competitividade para o seu negócio e oferecer uma ótima experiência ao cliente.

Vale ressaltar que o Big Data também contribui com diversos setores importantes para a sociedade, como saúde e segurança. Um bom exemplo do uso do Big Data nessa área é em Amsterdã na Holanda, no qual, a ferramenta tem sido utilizada para identificar casos de violência doméstica.

Sobre Janaina Valim 78 Artigos
Como Analista de Dados, minha paixão é desvendar insights valiosos e transformá-los em estratégias de sucesso. Constantemente em busca de novos conhecimentos, minha jornada vai além das planilhas e gráficos. Fora do mundo dos dados, sou uma apreciadora entusiasta de vinhos e cervejas, sempre em busca de novos sabores e experiências.

1 Trackback / Pingback

  1. Qual a importância dos 5Vs do Big Data? - 4Future

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*