Como evitar o vazamento de dados

“funcionária deleta 21,3 GB de dados em retaliação após ser demitida: cerca de 20 mil arquivos contendo dados de empréstimos hipotecários e informações de clientes de uma empresa nos EUA foram excluídos após a ex-funcionária notar que seu acesso remoto não havia sido desabilitado”.

Esse exemplo serve para ressaltar a importância de comunicar o time de T.I da sua empresa assim que um colaborador for desligado, para que esse, fique imediatamente sem os seus acessos. Com isso é possível evitar qualquer tipo de retaliação ou possíveis vazamentos de dados da empresa.

O que fazer se sua empresa for vitima de um vazamento de dados ?

O vazamento de dados realizado por colaboradores em exercício de suas funções ou não, poderá ser incluso nas penas do crime de violação do segredo profissional, previsto no artigo 154 do Código Penal.

É essencial que a empresa haja em completo sigilo, caso encontre indícios de que algum funcionário ou ex-funcionário, tenha realizado algum vazamento de dados. A empresa pode juntar todas as provas e tomar algumas providencias emergenciais.

A primeira providencia é armazenar as provas, e registrar um boletim de ocorrência, citando como se teve conhecimento desse vazamento e quais dados foram vazados. Hoje no Brasil já temos delegacias especializadas em crimes virtuais, o que facilita bastante.

Para evitar tais situações, é recomendável que a empresa tenha uma política de segurança, com um código de conduta para inibir o vazamento de informações privilegiadas pelos funcionários. A realização de backups frequentes, e a segregação de redes no ambiente online da empresa, com acessos disponíveis conforme os cargos e atividades exercidas, também são fatores importantes para evitar essas possíveis vazamentos ou exclusão de dados sigilosos.

A empresa também pode elaborar a criação de um código de conduta e de normas de segurança também para conscientizar os colaboradores e inibir determinadas ações.

Se tratando de tecnologia e pessoas, não há como garantir total proteção contra riscos. Contudo, a preservação dos dados confidenciais da empresa, funcionários e clientes, é uma responsabilidade de todos em que nela estão, NUNCA exporte dados da empresa para HD externo, pen-drive, drives em nuvem ou para e-mail pessoal. Assim é possível evitar eventuais danos.

Sobre Janaina Valim 5 Artigos
Uma economista se aventurando no mundo da tecnologia, fascinada em aprender e descobrir coisas novas.

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