Para o setor de TI chega a ser extremamente necessário que ambas as Gestões tanto financeira quanto de TI, andem lado a lado. A junção e caminhada correta de ambas, ajuda e muito no desenvolvimento da empresa como um todo, e não apenas como um único setor separado.
Já disse um pouco sobre ele em outro artigo, mas o Budget é sim o ponto chave dessa junção. E não é apenas por mensurar quantos computadores você precisa comprar, ou quais servidores precisa trocar a infraestrutura física, e sim como controlar tudo isso. O budget tambem pensa em problemas do seu dia a dia, um exemplo disso é um software que já está descontinuado, que precisa de um upgrade, uma cotação de licenças de antivírus para uma versão mais completa, e até mesmo o orçamento que você precisa no ano para pensar em treinamentos sobre a LGPD.
A TI vem ajudando muito o setor financeiro tambem com análise de dados para tomada de decisão. Com implantações de ferramentas de Power BI, é possivel pegar os dados financeiros e criar tendencias de custos não apenas para o setor de TI, mas sim para toda a empresa.
A gestão financeira tambem é responsável por aprovar os custos de projetos e implantações internas, que normalmente passam pelo setor de TI. Um bom alinhamento de ambos os gestores é extremamente necessario para os planos saírem do papel. Qual a prioridade do projeto, quanto de recursos será usado, e até mesmo a aprovação de um projeto emergencial que não estava nos planos de orçamento anual.
O Setor de Finanças tambem consegue ajudar a TI em métricas de ROI (Retorno sobre investimento). É possivel através de relatórios apresentados ao setor financeiro, a medição do resultado financeiro que aquele investimento foi capaz de proporcionar. O que em certos casos é essencial para aprovações futuras, pois é possivel provar a níveis de estrutura hierárquica para grandes diretores que o investimento valeu realmente a pena.
E por último, mas não menos importante, é o planejamento de Continuidade de negócios. Você tem seu servidor local sincronizado em nuvem, em um problema local seu sistema e redes continuam operantes a nível servidor, mas e seus funcionários, como trabalham? O setor financeiro precisa pensar no custo desses funcionários trabalharem em casa. Como trabalharam e como será todo o projeto de mudança emergêncial a nível financeiro. Afinal, não são todos que podem ter recursos em casa para esse tipo de trabalho.
Seja o primeiro a comentar