O Wayback Machine é uma das principais ferramentas do Internet Archive, uma biblioteca digital norte americana sem fins lucrativos, que disponibiliza acesso grátis a coleções de materiais digitalizados como websites, softwares, músicas, audiovisual e materiais impressos. A missão da organização é o comprometimento em prover “Acesso universal a todo conhecimento”.
O Google já iniciou a integração do seu buscador com o Wayback Machine, uma ferramenta que possibilita algo semelhante a uma “viagem no tempo”, onde os usuários da ferramenta de busca poderão acessar páginas que não estão mais disponíveis na internet.
Este recurso não é exatamente uma novidade. O Google permitia a visualização de páginas web deletadas através da função cache e do botão cached no menu de informações de uma página web. Este recurso era útil em para diversas pessoas, como profissionais de SEO que podiam utilizar para analisar o desempenho de indexação de seus websites e de concorrentes, repórteres em busca de informações de pessoas físicas ou jurídicas que tenham removido dados da internet ou pessoas que quisessem acessar informações importantes em sites que sofreram bloqueio na sua região. Porém o Google anunciou a aposentadoria da funcionalidade em fevereiro de 2024.
Agora, para utilizar o novo recurso e acessar websites antigos, versões anteriores de websites ou mesmo páginas indisponíveis, você deve clicar no menu de três pontinhos que fica ao lado do um resultado de busca. Em seguida, acesse a opção Mais sobre esta página, para ter acesso ao link da ferramenta Internet Archive’s Wayback Machine.
A liberação dessa nova funcionalidade está ocorrendo gradualmente, caso ainda não tenha aparecido para você, não se preocupe, pois, é só uma questão de tempo.
Esta nova integração é muito útil para pessoas que trabalham com pesquisa histórica, recuperação de dados, ou simplesmente por nostalgia e vontade de matar a saudade de algum site antigo da internet.
Seja o primeiro a comentar