Relato sobre uma transição de carreira

Switch to Plan B

O tema “transição de carreira” está em alta principalmente na área de tecnologia. Com o boom da transformação digital e a expectativa de crescimento exponencial e de salários altos, muitos profissionais de outras áreas têm tentado migrar de carreira.

Minha história

Minha trajetória na tecnologia é repleta de altos e baixos. Diferente do que muitos acreditam e que outros vendem, qualquer tipo de mudança envolve esforço e dedicação.

Minha formação é em Licenciatura em Biologia. Dediquei longos 5 anos na graduação, 2 anos no mestrado e 4 anos no doutorado.

Mas você pode estar se perguntando: 11 anos para só depois perceber que não era isso? Não! Eu já sabia no mestrado que a área biológica não era para mim. Mas porque demorou tanto? Porque nada é simples, tem compromisso assumidos, boletos chegando, família cobrando, sociedade impondo.

Como começou

Meu marido foi programador e era professor de desenvolvimento web. Me interessei pela área e coloquei como meta que assim que acabasse meu doutorado, já me matricularia em uma faculdade de TI. E foi assim que começou minha jornada.

E deu certo de primeira? Não… Consegui o tão sonhado primeiro estágio. Descobri que não sabia nada, que precisava aprender mais. As coisas não estavam dando certo. Estava cansada, frustrada e tinha “emendado” uma coisa na outra esses anos todos…

Recomeço

Depois de uma pausa na carreira, voltei decidida que ser desenvolvedora era meu objetivo. Vi cursos na Alura e Udemy. Estudei lógica de programação, HTML, CSS, Javascript, PHP… Fiz vários testes para várias empresas. Até que uma vaga deu certo.

Como eu disse no início, altos e baixos, não foi linear. Mas me redescobri na tecnologia. Agora sim. É isso mesmo que eu quero para vida, ser programadora.

Conselhos

Conselhos para quem também quer migrar de área: Estude, estude sempre. Não tem milagre, tem dedicação. Busque pessoas que te apoiam. Respeite o processo, cada coisa tem seu tempo.

Boa jornada!!!

Sobre Fernanda Lima 2 Artigos
Desenvolvedora web apaixonada por tecnologia, gatos e viagem.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*