Expandindo Discos Standard SSD e Premium SSD no Azure sem Downtime

Fala pessoal! Um novo recurso entrou em GA (Generally available), o Live Resize que é a possibilidade de expandir discos e aumentar a performance para suas aplicações sem downtime, essa feature foi disponibilizada para discos do tipo SSD Standard e SSD Premium.

Exitem algumas limitações:
– Somente é suportado em discos de dados.
– Não suporta Ultra disks.
– Não suporta Shared Disks.
– Última versão do Azure Cli e Módulo Azure Powershell (para uso local).

Então vamos lá! Vamos mostrar o passo a passo para expandir um disco de 1TB que está conectado a uma máquina virtual.

Antes de efetuar o processo, vamos verificar como estão as configurações do disco anexado a máquina virtual.
1. No portal do Azure selecionamos a máquina virtual, clicamos no menu lateral esquerdo em Disks, e depois no disco que iremos alterar:

2. No menu lateral, clique em Size + performance e perceba que no menu superior aparece a mensagem: Changes to the disk size can be made only when the disk is unattached or the managing virtual machine(s) are deallocated, não permitindo a alteração com a máquina virtual ligada.

3. Agora vamos habilitar o LieveResize na assinatura.
Abra o Cloud Shell no portal do Azure e execute o seguinte comando, que irá efetuar o registro da feature LiveResize no Provider Microsoft.Compute, o processo demora um pouco:
Register-AzProviderFeature -FeatureName “LiveResize” -ProviderNamespace “Microsoft.Compute”

4. Para verificar se o registro foi feito corretamente, execute:
Get-AzProviderFeature -FeatureName “LiveResize” -ProviderNamespace “Microsoft.Compute”

5. Vamos retornar para a máquina virtual, clicamos em Disks e depois no disco específico.

6. Clicamos em Size+ performance, e já percebemos que a mensagem sumiu, e nesse momento já posso trocar o tamanho do meu disco para 4TB, mas não vamos trocar ainda.

7. Dentro do sistema operacional da máquina virtual abra o Disk Management e mantenha aberto, para acompanharmos a alteração ao vivo do tamanho do disco.

8. Retornamos para o portal do Azure, entramos na máquina virtual, Disks, depois Size + performance, escolhemos o tamanho 4096 GB e clicamos em Resize.

9. Aguarde a finalização do processo, em Notifications.

10. Retornamos para a máquina virtual, no Disk Management e confirmamos que o disco foi extendido para 4TB.

Perfeito! Feature que ajudará bastante na manutenção de servidores que não podem parar, e a manutenção pode ser feita online, sem necessidade de downtime.

Um abração pessoal! E até a próxima!

Referências:
https://azure.microsoft.com/en-us/updates/generally-available-live-resize-for-premium-ssd-and-standard-ssd-disk-storage/
https://docs.microsoft.com/en-us/azure/virtual-machines/linux/expand-disks

Sobre Francisco Ferreira 3 Artigos
MVP em Azure por 2 anos. Formado em Tecnologia de Banco de Dados pela Estácio, pós-graduado em Arquitetura de Computação em Nuvem pela UFRN e faz parte da comunidade MTAC - Multiplatform Technical Audience Contributor. Possui as certificações Microsoft Azure Administrator, Azure Architect, Azure Security Engineer, MCSE Cloud Infrastructure, MCSA, MCITP, MCT, MCTS, MCPS, MS, MTA, MCDST, MCP, EXIN Cloud Essentials, Citrix CCA e VMWare VCA. Possui 26 anos de experiência em Tecnologia da Informação. Palestrante. Instrutor. Analista de Backup e Coordenador de Projetos na BNP Soluções de Tecnologia.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*