Navegue de forma segura pela internet do seu celular

Hoje os smartphones são os dispositivos mais utilizado para acessar a internet por oferecerem uma forma mais pratica de acesso. Isso faz com que os ataques cibernéticos a esses dispositivos cresçam cada vez mais ano após ano.

Por isso é tão importante entender, como tornar a navegação pela internet através desses dispositivos em uma experiência mais segura

Atualmente podemos nos deparar com diversas “armadilhas” de pessoas mal-intencionadas na internet que estão apenas interessadas em roubar nossos dados. Como atualmente é comum termos nossos celulares interligados com nossas contas pessoais , como o Google Drive, por exemplo ficamos mais expostos a tais armadilhas o que torna os celulares uma isca e tanto para essas pessoas mal-intencionadas.

Por isso, aqui vão algumas dicas para uma navegação mais segura pela internet do seu celular:

1- Cuidado ao baixar aplicativos que você não sabe a procedência

Por trás de muitos aplicativos, existem verdadeiros riscos, principalmente quando não há garantia sobre a procedência desse aplicativo e o local por meio do qual ele é distribuído, ou seja, disponibilizado para o público em geral.

Apesar de muitos desses aplicativos só apresentarem propagandas inadequadas, alguns podem apresentar problemas muito mais graves, como por exemplo, aplicativos que são capazes de roubar dados dos usuários, ou causar estragos maiores em seu smartphone. Por esse motivo utilize somente as plataformas confiáveis para baixar aplicativos, como, Play store ou Apple store, por exemplo.

2- Atenção ao acessar redes de Wi-Fi públicas

Redes públicas de Wi-Fi são mais vulneráveis e frequentemente sofrem ataques de hackers, que podem conseguir informações pessoais e confidenciais como dados bancários e fotos para manipular usuários.

Isso acontece porque as redes públicas não têm uma proteção padrão como as redes domésticas – que temos em casa, por exemplo.

Evite acessar por essas redes o aplicativo de seu banco, por exemplo.

3- Evite deixar senhas salvas nos navegadores

Não importa qual a marca ou sistema operacional que o seu smartphone utilize, assim como devemos cuidar com as senhas dos computadores, toda atenção deve ser redobrada no mobile.

Embora as senhas salvas sejam criptografadas pelo navegador, caso um cibercriminoso tenha acesso ao seu celular, ele pode facilmente obter as senhas, descriptografá-las e roubá-las em texto simples.

O mais importante tome sempre todos os cuidados necessários para evitar surpresas, não acesse links e sites que pareçam estranhos, isso também pode evitar vazamentos de dados ou informações confidenciais.

Ainda assim, caso haja algum problema com vazamento de dados consulte imediatamente os órgãos de segurança pública, certamente estarão prontos para lhe auxiliar.

Sobre Janaina Valim 77 Artigos
Como Analista de Dados, minha paixão é desvendar insights valiosos e transformá-los em estratégias de sucesso. Constantemente em busca de novos conhecimentos, minha jornada vai além das planilhas e gráficos. Fora do mundo dos dados, sou uma apreciadora entusiasta de vinhos e cervejas, sempre em busca de novos sabores e experiências.

1 Trackback / Pingback

  1. Como as tecnologias contribuem com a economia - 4Future

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*