A tecnologia na Pandemia

Bem vindos a mais um post, e dessa vez vamos falar da atual situação que o mundo está vivendo, a Pandemia. Você deve estar se perguntando, estou em um blog de tecnologia, vejo sobre Pandemia o dia todo na TV, a mais de um ano, o porquê devo ler sobre esse assunto aqui também? A resposta é simples, se você está em um blog de tecnologia, então você deve fazer parte da galera “nerd”, como muitos dizem por ai, que trabalham com isso, e tenho certeza que desde Março de 2020, o seu serviço aumentou, e isso é muito bom para manter empresas abertas.

                Tivemos desde o início da Pandemia períodos de adaptação, diversos acontecimentos na vida de todos, diversas rotinas mudaram, incluindo o ambiente de trabalho. A pouco mais de um ano atrás, suas manhas e tardes durante a semana , eram no seu ambiente de trabalho, seja indústria, seja escritório, sempre tinha uma equipe, um colega de trabalho próximo, hoje  a mais de um ano de pandemia, seu ambiente de trabalho provavelmente é um canto improvisado da sua casa, um quarto que virou um escritório, uma mesa de cozinha que só é mesa de cozinha nos finais de semana, e por ai vai. Antes, as pequenas, médias e grandes empresas, acreditavam que a única forma de trabalho era dentro do ambiente empresarial, onde todo o coração da empresa batia, agora o coração continua batendo, mas na casa de cada colaborador.

                Toda essa mudança de ambiente de trabalho, só foi possível graças a área de TI. Foram criadas diversas maneiras para que a empresa continuasse trabalhando de casa, e foram empresas de vários ramos, temos hoje até julgamentos e reuniões parlamentares ocorrendo remotamente, temos idosos que ainda trabalham que tiveram que se adaptar a tecnologia e ao novo meio de trabalho, e consequentemente com tantas mudanças feitas, aumentaram as oportunidades de trabalho e de carreira.

                Você já deve ter visto na televisão, na internet a quantidade de vagas abertas, as oportunidades que surgem via Linkedlin e outros meios de comunicação, que buscam incansavelmente profissionais, porem não se animem tanto assim. Se vocês pararem para analisar o cenário, irão perceber que as vagas não estão sendo preenchidas, e não é por falta de candidatos, mas infelizmente por falta de mão de obra especializada.

                A área de TI cresceu em ritmo de contratações 23% a mais que no ano anterior, porém, exigiu mais conhecimento e capacitação dos seus candidatos. Hoje não surgem mais vagas para o “simples menino do suporte”, hoje esse candidato precisa estar especializado, precisa ser capaz de atuar em vários ambientes e problemas. O “novo normal corporativo”, está exigindo profissionais especializados em Cibersegurança, especialistas em Cloud, desenvolvedores de software, Data Science, profissionais especializados em LGPD, entre tantas outras especializações.

                Bom, não adianta só falar do problema, vamos achar a solução, ou melhor te ajudar a encontrar. Quem nunca ouviu falar da Udemy!. Ela possui algumas formações completamente gratuitas, entre os destaques dos cursos estão ferramentas de controle de versão de GIT e GitHub, e até mesmo aulas para dominar Linux. Tem até cursos para aprender SQL.

                A Google que nunca fica pra trás, trouxe na sua plataforma Ateliê Digital 19 cursos para a área de TI, com cursos centrados em tecnologias e dados e até cursos de desenvolvimento de carreiras. Da pra você escolher um curso que se adapta melhor a você. Aqui está o link, divirtam-se https://learndigital.withgoogle.com/ateliedigital/courses.

                Quem nunca ouviu falar do site Brasil + Digital? Eles estão com mais de 1.500 horas de aula para profissionais e estudantes da área de TI. Nesse portal é possível aprender coisas mais simples como princípios básicos do office, e até programar do Zero. Acessem o site e conheçam o projeto aqui: http://www.brasilmaisdigital.org.br/

                Fechando nossas dicas de hoje, temos o Microsoft Learn, plataforma que conta com diversos cursos na área de TI, que ajudam profissionais iniciantes e experientes. Saiba mais aqui https://docs.microsoft.com/pt-br/learn/.

                Depois desse conteúdo enorme, cheio de dicas, me responda. O que você está esperando para consumir todo esse conteúdo aí? Não espere aparecer um profissional muito mais capacitado que você, para que você corra atrás do prejuízo. Corra atrás antes do prejuízo chegar. Esteja a frente sempre daquilo que você ama fazer. E se você já é essa pessoa que corre atrás, aproveite, grandes coisas vão aparecer para você.

Abraços e até o próximo post.

Sobre Bianca Dezorzi 86 Artigos
Pós Graduada em Gestão de T.I, estou sempre aprendendo e consumindo conteúdos de Gestão. Atualmente sou Customer Success Manager na BNP e coordeno uma poderosa Central de Serviços. E nas horas vagas? Amo passear na natureza com meus cachorrinhos.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*