Fala Dev, como vai? 🖖🏻
No artigo de hoje, vou ensinar como instalar o WordPress no seu ambiente local utilizando o Linux.
Antes de começarmos a instalação do WordPress no seu ambiente local, é importante ter o XAMPP instalado na sua máquina. Caso não tenha ou não sabe como instalar, você pode conferir antes o meu outro artigo: Como Instalar e Configurar o XAMPP no Linux Mint. Onde eu ensino o que é, para o que serve, como instalar e configurar.
Um pouco sobre o WordPress…
O WordPress é um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS – Content Management System, na siga em inglês) mais utilizado da Internet ocupando uma parcela de 43%. Sim! é muita coisa.
Originalmente, o WordPress foi desenvolvido como uma plataforma para blogs, mas ao longo do tempo, evoluiu e se tornou uma solução completa para a criação de diversos tipos de sites, desde blogs pessoais e sites de notícias até lojas online e sites corporativos.
Além disso, o WordPress é uma plataforma de código aberto, o que significa que o seu código-fonte está disponível para qualquer pessoa estudar, modificar e distribuir de acordo com os termos da licença GNU General Public License (GPL). Isso torna o WordPress altamente customizável e permite que desenvolvedores criem temas e plugins para atender às demandas específicas dos usuários.
O WordPress é amplamente utilizado em todo o mundo, sendo uma das plataformas mais populares para a criação de sites, com uma grande comunidade de desenvolvedores e usuários que contribuem ativamente para o seu desenvolvimento e suporte.
Caso queira conhecer melhor sobre o WordPress, só acessar o site oficial: br.wordpress.org.
Como mostra a imagem acima, a primeira etapa antes da instalação, é criar o banco de dados. Com os serviços Apache e MySQL do XAMPP em execução, acesse seu ambiente local http://localhost/phpmyadmin, em seguida clique em novo, preencha o nome do banco (pode ser qualquer nome que deseja), selecione a opção utf8_general_ci. Depois é só clicar em Criar.
Baixando e Instalando o WordPress
Acesso o site oficial do WordPress br.wordpress.org e clique no botão Obter o WordPress localizado no canto superior direito ou mais abaixo no conteúdo do site.
Após realizar o download da ferramenta, extraia dentro da pasta www localizado na raiz do htdocs (/opt/lampp/htdocs/www). Caso não tenha uma pasta com nome www, basta só criar.
Você deverá ver algo semelhante a imagem abaixo:
Neste momento você pode alterar o nome da pasta seguindo a característica do seu projeto, por exemplo, meu-primeiro-site.
Após a instalação, não será possível renomear a pasta wordpress.
Agora, acesse seu ambiente local http://localhost/www e clique na pasta wordpress.
Lembre-se que o banco de dados precisa ser criado primeiro antes de executar a instalação do WordPress.
Após clicar, você deverá ver essa tela
Clique no botão Vamos Lá!, em seguida preencha os campos da seguinte forma:
Nome do banco de dados: meu-site (precisa ser o mesmo nome do BD que foi criado)
Nome de usuário: root (usuário padrão do localhost)
Senha: (deixei esse campo em branco)
Servidor do banco de dados: localhost
Prefixo da tabela: wp_
Após o preenchimento, clique em Enviar
Caso aparecer esta seguinte mensagem, informando que não foi possível gravar dados no arquivo wp-config.php. Não se preocupe! pois é bem simples resolver.
Copie todo o conteúdo dentro do quadrado que é exibido, vai até a raiz da instalação do projeto (No meu caso seria: opt/lampp/htdocs/www/wordpress), crie um documento com o nome wp-config.php, abre e cole o conteúdo. Depois só salvar o arquivo.
Volte para a página web e clique em Instalar.
Em seguida, preencha os campos que serão solicitados. Após o preeenchimento basta clicar em Instalar WordPress
Como mostra na imagem acima, vai ser exibido uma mensagem de instalado com sucesso!
Agora é só acessar a ferramenta informando seu usuário e senha que foram cadastrados.
Conclusão
Espero que você tenha gostado e aprendido uma nova habilidade com esse tutorial onde eu tento mostrar de forma detalhada todo o processo de instalação e configuração do WordPress no Linux.
Nos vemos em breve! 😉
Seja o primeiro a comentar