Salve! Desta vez, a ideia aqui é trazer uma reflexão um pouco mais aprofundada sobre nossos gestos diários, a maneira como você se comporta nas diversas situações do dia-a-dia. O propósito ao final desta leitura é tornar você, leitor, uma pessoa mais gentil. Se você é um leitor assíduo aqui deste blog, certamente você já conhece a história de João e Enzo, as oportunidades que cada um teve, e o desenrolar de seus estudos. Caso ainda não tenha lido, dê uma pausa aqui e pule para cá. Quando terminar, volte.
O tempo passou, Enzo agora é pai de dois filhos, tem uma esposa maravilhosa, é independente financeiramente e poderia viver da renda de seus investimentos. De qualquer forma, Enzo segue firme na carreira de médico, atuando como diretor chefe da ala de cardiologia do Hospital Municipal da cidade onde reside. O tempo também passou para João, que também é pai de dois filhos, que também tem uma esposa maravilhosa, mas paga aluguel e faz corridas como motorista de aplicativo para complementar renda, já que tem que cuidar da mãe, que mora com ele e é portadora de uma doença crônico degenerativa. João trabalha como enfermeiro chefe, numa escala 12×36, no mesmo hospital do Enzo.
Enzo vai para o trabalho 3x por semana. Ele tem um motorista do hospital à sua disposição. Nunca se atrasa e está sempre bem disposto para o trabalho, já que as decisões que ele toma podem (ou não) salvar vidas. João é cachorro loko, e está sempre chegando bem próximo do horário de trabalho, sempre pilhado, todos os dias. Faz parte das atividades de Enzo verificar como andam as diferentes áreas no hospital, incluindo a área sob responsabilidade de João. Isso se dá numa espécie de weekly que João implantou no hospital.
Esteja atento ao que acontece à sua volta…
Nas últimas 3 reuniões, Enzo notou que João está apresentando um comportamento diferente. Mais quieto, mais cabisbaixo, e mais reservado…nem parece que está com pressa. Imediatamente após o final da reuniã, Enzo pede para João aguardar na sala por alguns minutos. Enzo se dirige à cafeteira, tira dois cafés, e volta para a mesa onde João o aguardava. Enzo pergunta o que está acontecendo com João e de que forma ele poderia ajudá-lo. João explica todas as complicações. Enzo aplica a escuta ativa. Eles saem dali com um plano e Enzo passa a acompanhar João de forma mais próxima.
O cuidado que Enzo demonstrou para com João os fez crescer em intimidade e parceria. Enzo acompanhou João em todas as fases do plano. Hoje, a mãe de João está mais confortável e assim ele pôde focar no trabalho com energias renovadas. Enzo continua com olhos e ouvidos atentos à tudo o que acontece à sua volta porque entende que isso faz parte do seu job description. Empatia é a palavra da moda, mas ela é inalcançavel se não houver, todos os dias, ações gentis. Preste atenção nas suas atitudes, seja mais gentil. O mundo não vai ficar docinho (como já foi explicado no artigo do Jackson) mas a sua parte, aquela pequena parte, estará feita.
Seja o primeiro a comentar