Gamificação:  O ato de ensinar recompensando

Você pode não assumir, mas com certeza tem algo que você faz pensando no que vai ganhar por fazer, do que no ato de fazer mesmo. Quando digo ganhar, não estou dizendo só em dinheiro, mas na recompensa que nem sempre tem valores financeiros envolvidos.

Diferença entre recompensa e gamificação:

Por mais que em algum momento você possa achar que ambas as palavras trazem a mesma coisa para o usuario final, você está enganado.

Recompensa nada mais é que algo que a pessoa sabe que terá, se ela cumprir aquela tarefa. Um exemplo disso, são as pessoas que participam de uma corrida de rua. A recompensa após você correr 5KM, é uma banana, um copo de água e uma medalha. Mas a recompensa só é conquistada caso você termine a prova. Se você desistir no meio do percurso, passar mal e sair de ambulância, você perde sua medalha.

A mesma coisa ocorre nas empresas, só que de um modo financeiramente diferente. O setor comercial ganha uma comissão por venda, ou seja, uma recompensa. No setor de suporte, é possivel pagar um bônus por desempenho, ou seja, uma recompensa por aquilo que a pessoa já deve fazer.

Quando falamos de Gamificação, estamos falando sobre prêmios ou competições extras.  Desafios em equipe onde apenas um vence, é considerado gamificação. Premios únicos por metas atingidas não são considerados gamificações, e sim recompensas.

Gamificações são usadas em equipes, onde apenas um vencedor, ou um pódio de vencedores recebe algo. O exemplo disso, seria um treinamento em equipe.

Suponha que você fez uma gincana em equipe, em que todos tinham que executar uma tarefa. A equipe que melhor a executasse, ou a que terminasse primeiro, ganharia um brinde. O brinde não foi dado a todos, e sim só aso vencedores. Isso é um exemplo de gamificação.

Um outro exemplo, que engaja muitas pessoas são treinamentos com competições. Um exemplo é quando você faz um treinamento em equipe, e no final, existe uma competição de quem responde mais rápido, e correto. Ferramentas como Kahoot, criam pódios e no final mostram quem respondeu primeiro, e mais rápido.

Pode não parecer, mas quando as pessoas sabem que no final terá uma competição, elas prestam muito mais atenção no treinamento, justamente para ter o prazer de ganhar do coleguinha no qual ela não gosta muito. O fato dela querer acertar, faz ela digerir melhor o conteúdo do treinamento, porque não final, não existe colinha de conteúdo. Aí é onde você ensina, com mais facilidade.

Agora me conte, você usa gamificação nos seus treinamentos?

Sobre Bianca Dezorzi 97 Artigos
Pós Graduada em Gestão de T.I, estou sempre aprendendo e consumindo conteúdos de Gestão. Atualmente sou Customer Success Manager na BNP e coordeno uma poderosa Central de Serviços. E nas horas vagas? Amo passear na natureza com meus cachorrinhos.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*