A Tecnologia na Música

Com os grandes avanços da tecnologia nas últimas décadas, diversas áreas do conhecimento humano foram se modificando e se adequando à nova realidade, causando várias melhorias nessas áreas. Quero compartilhar com vocês algumas mudanças que a tecnologia causou no mundo da música e tudo que ela ainda pode mudar com o passar do tempo. 

A história da música é muito antiga, todo o tipo de sonoridade feita pelos humanos desde a Pré-História pode ser considerada música, de um batuque na mesa até uma apresentação de uma orquestra, a música se faz presente na nossa vida como algo natural, mas que carrega sentimentos e memórias muito importantes.   

Pensando em melhorar ainda mais essa arte, a tecnologia entra em ação com diversos meios de potencializar e melhorar os meios que temos de contato com a música. Além dos vários aplicativos de streaming, como Spotify, YouTube Music, Deezer e Apple Music, a tecnologia também facilitou os instrumentistas com o uso de outros aplicativos como Cifra Club, Afinador Cifra e Chordify, vou explicar melhor a mudança causada por eles e o impacto que eles causaram nesse meio. 

As cifras são grande parte da vida dos músicos, elas mostram a letra da música e qual nota deve ser tocada em determinado momento. Eu venho de uma família com muitos músicos, então a casa sempre estava cheia de cifras que foram impressas e espalhadas por todo lugar, até que o uso do Cifra Club passou a ser cada vez mais presente na nossa vida, um site e hoje aplicativo também, que você pode colocar as cifras das suas músicas e todos tem acesso a elas na palma da mão, assim como o Afinador Cifra, que foi desenvolvido pela mesma empresa e te permite afinar as cordas do seu violão utilizando o celular. 

Esses aplicativos já são antigos no mercado, o Cifra Club foi lançado em 1996 e o primeiro afinador dessa empresa foi criado em 2011, mas a tecnologia avançou muito nesses últimos 12 anos, novos aplicativos com o mesmo intuito foram criados, novos sites e com a inteligência artificial, a música vai ser transformada cada vez mais. Já temos hoje inteligências que colocam sua voz para cantar uma música de outra pessoa, serviços de busca por uma música através da melodia e seguindo na mesma linha das cifras, existe o Chordify, um aplicativo que usa a inteligência artificial para escrever a cifra de uma música do YouTube em um estalar de dedos. 

A música existe desde o início da humanidade e estará aqui até o final, pode ser que daqui 10 anos, a música já nem seja mais a mesma de como conhecemos hoje e talvez nem tenha mais esse nome, mas algo que eu posso afirmar, é que sempre que você escutar aquela música favorita ou uma música que tenha marcado a sua vida, ela ainda vai trazer o mesmo sentimento da primeira vez que tocou ela no seu celular ou no rádio, o coração vai bater mais forte ao escutar as primeiras notas tocadas, pois essa é a essência da música, uma arte que carrega sentimento através do tempo. 

Sobre João Costa 5 Artigos
Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Desenvolvedor Pleno da BNP Soluções em Ti. Apaixonado por tecnologia e música. Diretamente da ZL de São Paulo.

1 Comentário

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*