Lojas OXXO: Como a Estratégia de ‘Estar Onde o Cliente Precisa’ Está Mudando o Jogo

Hello hello meu poooovo! O assunto de hoje pode parecer um tanto diferente mas já já você vai entender o motivo… Bora nessa?

Se você mora na região metropolitana de São Paulo, coooom certeza já deve ter notado a rápida proliferação das lojas OXXO, aqueles mini mercados vermelhinhos que parecem estar em cada esquina, em cada bairro, SIMPLESMENTE da noite para o dia – não é mesmo?

Mas agora eu te pergunto, você já se perguntou como isso é possível e o que se passa por trás dessa estratégia? Pois bem, acomode-se porque eu vou compartilhar contigo o meu ponto de vista por trás desse fenômeno! 🚀✨

A OXXO é uma rede de mini mercados lááá do México, e é resultado da união entre duas gigantes: a FEMSA, maior engarrafadora de bebidas do mundo, e a Raízen, empresa do setor de energia. Quando a OXXO chegou ao Brasil trouxe consigo um posicionamento estratégico pouco visto por aqui, mas em contrapartida MUITO bem definido: ser uma marca dinâmica e conectada. E é bem aqui que a história muda completamente o rumo das tradicionais! Somente no estado de São Paulo a OXXO já inaugurou nada menos que 350 unidades em pouco mais de um ano!!!

Tá, mas calma… como eles estão fazendo isso?

As lojas da OXXO costumam ser compactas e o design varia de acordo com a região. Muitas delas funcionam 24 horas e produzem seus próprios produtos – como pães e lanches – o que justifica essa “agressividade” na expansão. A estratégia por trás disso é simples e genial ao mesmo tempo: eles decidiram ser uma marca disponível para o cliente a qualquer momento do dia, desde o café da manhã até uma emergência na madrugada, e em QUALQUER lugar! É brilhante <3

E a grande lição que tiramos disso?

Onde seu cliente está, você se posiciona. Onde ele procura, você se diferencia. Onde ele precisa, você tem que estar disponível.

Em meio a uma era de expansão digital ver uma empresa tão jovem contrariando a lógica e tendo resultados tão positivos é realmente surpreendente, mas já que estamos trazendo um ponto de vista de uma boa marketeira, é impossível deixar de lado a queridinha estratégia do marketing online!

Já falei dessas empresas anteriormente em outros posts e é impossível deixá-las de fora! Empresas como a Amazon e a Netflix, DOMINAM o cenário online não é mesmo? E elas nunca se posicionaram de forma física como a OXXO. A Netflix não possui cinemas físicos assim como a Amazon não possui lojas dentro de shopping ou comércios populares, mas mesmo assim conseguem dispor de serviços excelentes atendendo uma ampla gama de clientes.

A verdade mesmo é que não há uma única estratégia correta, afinal se existisse um manual com o passo a passo seria muito fácil não é mesmo? Hahaha

Cada empresa deve escolher a que melhor se adapta ao seu mercado, público-alvo, valores e recursos disponíveis! O sucesso pode ser alcançado tanto nas lojas físicas quanto no mundo virtual, o mais importante de tudo é entender onde seus clientes estão, como eles podem te encontrar e, o mais crucial, como você irá se destacar frente aos demais!

Portanto, seja você uma OXXO, uma Amazon ou uma Netflix, a chave é conhecer seu público e atendê-lo onde ele está. E se você curtiu esse post não esquece de deixar um comentário e me acompanhar por aqui, já já eu volto com mais desse universo tãoooo maravilhoso por aqui!

Sobre Izabel Filocri 52 Artigos
Uma jovem marketeira mãe de pets que vai trazer uma pitada de criatividade e descontração para o seu dia. Vou te mostrar aos poucos que conquistar o mercado de trabalho não precisa ser uma jornada séria e entediante :)

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