Hello hello meu poooovo! O assunto de hoje pode parecer um tanto diferente mas já já você vai entender o motivo… Bora nessa?
Se você mora na região metropolitana de São Paulo, coooom certeza já deve ter notado a rápida proliferação das lojas OXXO, aqueles mini mercados vermelhinhos que parecem estar em cada esquina, em cada bairro, SIMPLESMENTE da noite para o dia – não é mesmo?
Mas agora eu te pergunto, você já se perguntou como isso é possível e o que se passa por trás dessa estratégia? Pois bem, acomode-se porque eu vou compartilhar contigo o meu ponto de vista por trás desse fenômeno! 🚀✨
A OXXO é uma rede de mini mercados lááá do México, e é resultado da união entre duas gigantes: a FEMSA, maior engarrafadora de bebidas do mundo, e a Raízen, empresa do setor de energia. Quando a OXXO chegou ao Brasil trouxe consigo um posicionamento estratégico pouco visto por aqui, mas em contrapartida MUITO bem definido: ser uma marca dinâmica e conectada. E é bem aqui que a história muda completamente o rumo das tradicionais! Somente no estado de São Paulo a OXXO já inaugurou nada menos que 350 unidades em pouco mais de um ano!!!
Tá, mas calma… como eles estão fazendo isso?
As lojas da OXXO costumam ser compactas e o design varia de acordo com a região. Muitas delas funcionam 24 horas e produzem seus próprios produtos – como pães e lanches – o que justifica essa “agressividade” na expansão. A estratégia por trás disso é simples e genial ao mesmo tempo: eles decidiram ser uma marca disponível para o cliente a qualquer momento do dia, desde o café da manhã até uma emergência na madrugada, e em QUALQUER lugar! É brilhante <3
E a grande lição que tiramos disso?
Onde seu cliente está, você se posiciona. Onde ele procura, você se diferencia. Onde ele precisa, você tem que estar disponível.
Em meio a uma era de expansão digital ver uma empresa tão jovem contrariando a lógica e tendo resultados tão positivos é realmente surpreendente, mas já que estamos trazendo um ponto de vista de uma boa marketeira, é impossível deixar de lado a queridinha estratégia do marketing online!
Já falei dessas empresas anteriormente em outros posts e é impossível deixá-las de fora! Empresas como a Amazon e a Netflix, DOMINAM o cenário online não é mesmo? E elas nunca se posicionaram de forma física como a OXXO. A Netflix não possui cinemas físicos assim como a Amazon não possui lojas dentro de shopping ou comércios populares, mas mesmo assim conseguem dispor de serviços excelentes atendendo uma ampla gama de clientes.
A verdade mesmo é que não há uma única estratégia correta, afinal se existisse um manual com o passo a passo seria muito fácil não é mesmo? Hahaha
Cada empresa deve escolher a que melhor se adapta ao seu mercado, público-alvo, valores e recursos disponíveis! O sucesso pode ser alcançado tanto nas lojas físicas quanto no mundo virtual, o mais importante de tudo é entender onde seus clientes estão, como eles podem te encontrar e, o mais crucial, como você irá se destacar frente aos demais!
Portanto, seja você uma OXXO, uma Amazon ou uma Netflix, a chave é conhecer seu público e atendê-lo onde ele está. E se você curtiu esse post não esquece de deixar um comentário e me acompanhar por aqui, já já eu volto com mais desse universo tãoooo maravilhoso por aqui!
Show de bola!!!
Sensacional ☝️👏👏👏😍