Recertificação ITIL 4

Created with GIMP

Para quem já vem acompanhando nos últimos dias, todo os comentários da validade da certificação ITIL, já está sabendo que o comunicado oficial da Axelos já saiu, e que sim, ITIL terá que ser renovada. Mas e para quem ainda não sabe, vem comigo nesse post que lhe explico como vai funcionar.

A Axelos lançou um Spooler no meio de Dezembro de 2022, apenas para as instituições credenciadas para aplicação de cursos oficiais, no qual mesmo em segredo, caiu no conhecimento geral  e a Web tornou-se uma loucura no quesito especulações de como vai funcionar, e o real motivo disso. Em divulgação oficial da Axelos, lançado agora em janeiro, o motivo da recertificação, é justamente para manter o mercado mais competitivo. Muitas pessoas são aprovadas na certificação, não se atualizam, não lembram nem mais como aplicar ITIL, e acabam entrando em uma empresa prometendo aplicar ITIL, mas não sabem muita coisa.

Modos de se recertificar

                Com essa mudança, as certificações ITIL terão validade de apenas 3 anos. Após esse período, será necessário refazer a certificação atual. Ou seja, caso você tenha apenas a versão Foundation, será necessário refaze-la. Se você possuir uma certificação superior a Foundation, terá que refazer essa, e automaticamente torna ambas, ou todas do esquema que possui valida por 3 anos.

                A partir de março de 2023, os CPDs também serão maneiras de se recertificar. Para ganhar CPDs, será necessário ter uma assinatura mensal do MyAxelos, e fazer os cursos indicados, e também participar dos eventos Online oficias.  Apenas em março será divulgado o valor do plano, e a quantidade de pontos necessários para isso.

Datas de recertificação

                Essa mudança toda começa a valer a partir de 15/01/2023. Quem obteve a certificação de ITIL antes do dia 30/06/2020, você tem até 01/07/2023 para refazer sua certificação nesse esquema, ou tirar uma de nível superior.

                Quem obteve a certificação depois de 30/06/2020, tem até 3 anos a contar da data da certificação original, para renovar a mesma, ou tirar a próxima do esquema. Ex.: Certificação conquistada em 02/07/2021, a renovação da Foundation ou certificação superior deve acontecer até 02/07/2024, e assim sucessivamente.

                Agora a pergunta que não quer calar, quem não se recertificar, perde a certificação?  A resposta é Não! Quando for consultado no site da Axelos as credenciais da sua certificação, será possível verificar que ela é válida, porem terá uma nota informando que você não esta atendendo ao processo de recertificação, pois não seguiu o esquema definido por eles.

Depois desta leitura, me conte você sua opinião sobre essa mudança! Vai ficar mais difícil o processo, ou ate mais valorizada a conquista ?

E não esqueça de compartilhar esse post com seus colegas, principalmente quem já possui essa certificação. Informação valiosa, nunca é demais.

Abraços e até próximo post.

Sobre Bianca Dezorzi 84 Artigos
Pós Graduada em Gestão de T.I, estou sempre aprendendo e consumindo conteúdos de Gestão. Atualmente sou Customer Success Manager na BNP e coordeno uma poderosa Central de Serviços. E nas horas vagas? Amo passear na natureza com meus cachorrinhos.

1 Comentário

  1. Eu tinha procurado a algum tempo notícias sobre, mas nada que eu encontrei por aí está tão bem explicado como este artigo. Obrigado!

1 Trackback / Pingback

  1. Revalidação certificação ITIL 4 – ( Certificações Axelos) - 4Future

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*