FinOps

Com o avanço diário da tecnologia, o termo Cloud passou de um futuro bem distante, para algo de fácil acesso a qualquer um, e quando digo qualquer um, é desde a pequena empresa de 5 funcionários, até mesmo a empresa de grande porte com mais de 100 mil funcionários, basta apenas ter um serviço, máquina virtual, site entre outros serviços que podem ser usados na nuvem.

Para que isso torne-se realidade, existe por exemplo a calculadora do azure, onde é possível calcular seu custo mensal em nuvem, antes mesmo de migrar. Com isso é possível ter uma estimativa de custo antes de migrar, mas e depois de migrado, como controlar isso ? É aí que o termo FinOps é aplicado.

FinOps é a abreviação de Cloud Financial Management, que é o modelo operacional para a nuvem que combina os sistemas, a cultura da empresa e boas práticas, a fim de trazer ao setor organizacional o entendimento dos custos que estão em nuvem.  Ele é o responsavel por ajudar a organização a tomar decisões assertivas sobre a nuvem.

Benefícios do FinOps

O FinOps irá ajudar a sua organização a superar os desafios mais comuns do trabalho em cloud, e com isso você consegue alcançar os melhores resultados dentro da organização. Ele possui alguns benefícios que podem ajudar mais ainda na decisão de ir para a nuvem.

Economia de longo Prazo:  A nuvem por si só já torna os investimentos de TI mais econômicos, pelo simples fato de não existir preocupação com ambiente físico, hardware com problema, entre outros. Com a aplicação do FinOps, a empresa consegue adquirir soluções corretas através da sua real necessidade, e também usar KPIs para além de priorizar os custos, reduzir os custos no ambiente. O que a longo prazo gera uma considerável economia.

Risco de negócio reduzido: Quando não é possível prever, não é possível se preparar ao certo para os gastos. O FinOps ajuda a prever os gastos da organização, identificar se aquele investimento é realmente o estipulado no BudGet , e evitar que no meio do processo um custo não previsto interrompa seus serviços.  

Conformidade de Contrato: A dificuldade de entender os termos mais complexos de um contrato em cloud, verificar os acordos de licença, entender compromissos de gastos, podem não ser claros e fáceis para qualquer um. O FinOps ajuda a identificar esses pontos, e torná-lo de fácil entendimento a quem assina o contrato, mas não entende bem o que está assinando.

Eficiência operacional:  Enquanto algumas organizações lutam para conseguir implantar e otimizar os processos em nuvem, o FinOps ajuda com as praticas adequadas a organização alcançar os benefícios e eficiência em Nuvem, sem o risco de problemas de compliance por uso indevido de licenças, e o famoso Shadow IT.

Existem muitos outros benefícios na implantação tanto de Cloud, como na utilização correta do FinOps. Entre elas estão: Times centralizados, Decisões guiadas, Relatórios claros e acessíveis, entre outros. Atualmente com tantos benefícios, o uso do FinOps vem aumentando a cada dia, e junto com a nuvem, está revolucionando empresas.

Agora me conte, você já usou FinOps, ou conhece alguém que usa?

Sobre Bianca Dezorzi 92 Artigos
Pós Graduada em Gestão de T.I, estou sempre aprendendo e consumindo conteúdos de Gestão. Atualmente sou Customer Success Manager na BNP e coordeno uma poderosa Central de Serviços. E nas horas vagas? Amo passear na natureza com meus cachorrinhos.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*