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Existem ambientes em que o número de computadores e impressoras é alto, e isso pode vir a causar dificuldades quando qualquer alteração no ambiente precisa ser efetuada. Neste caso, o trabalho de adição manual não é o ideal, e aqui irei demonstrar de uma forma simples como criar GPO para a instalação de impressoras de forma automática, separada por setor, que pode ser moldada conforme a infraestrutura individual de cada ambiente.
Primeiramente, a impressora deve estar instalada e compartilhada no Windows Server.
Após a instalação, acesse o servidor e procure pela impressora desejada, clique com o botão direito sobre ela e vá em Propriedades da impressora.
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Na aba Compartilhamento, deixe as 3 opções marcadas, e mude o nome do compartilhamento caso ache necessário.
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Faça isso com todas as impressoras que forem compartilhar, no meu caso irei utilizar duas impressoras. Impressoras selecionadas e já compartilhadas, temos de decidir em quais setores da empresa elas serão utilizadas. Eu irei compartilhar uma com o setor de TI e outra com o RH. Para que isso ocorra, temos de separar o nosso AD por unidades organizacionais, conforme exemplo abaixo.
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Unidades organizacionais criadas, abra o gerenciamento de política de grupo, clique com o botão direito sobre objetos de política de grupo e clique em novo.
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Vou criar as GPO’s conforme o nome da impressora, assim caso seja necessário instalar este dispositivo em outro setor, ficará mais fácil. No meu exemplo, ficará desta forma:
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Com a GPO criada, clique com o botão direito sobre ela e selecione editar.
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A GPO deve ser instalada a nível de usuário, com isso, qualquer máquina que o usuário logar, as políticas referentes a impressora serão aplicadas. Para isso, devemos seguir o caminho: Configurações do Usuário\Preferências\Configurações do Painel de Controle\Impressoras – Botão direito sobre Impressoras/Novo/Impressora Compartilhada.
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Em ação, selecione criar, em caminho do compartilhamento clique nos 3 pontos, se a opção Listar no Diretório tiver sido marcada no momento do compartilhamento da impressora, ela será listada, com isso, é só selecionar a impressora desejada e clicar em aplicar e OK.
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Após a criação, a GPO ficará assim:
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Após as GPO’s desejadas terem sido criadas, é só escolher a OU que receberá as configurações, clicar com o botão direito e selecionar Vincular com GPO Existente
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Abaixo demostro como ficaram as duas GPO’s anexadas à suas respectivas Unidades Organizacionais.
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Para testar, é só logar com um usuário do setor pertinente, e verificar se a impressora está presente.
Loguei com o usuário Beto Carreiro, e abrindo o CMD, rodei o comando gpresult /r, que traz todas as GPOS’s a nível de usuário que foram aplicadas.
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Podemos ver que a GPO da impressora foi corretamente aplicada, e abrindo o painel de controle, podemos ver que ela está lá também.
Espero que com isso a tarefa de adição de impressoras tenha sido facilitada.
Até a próxima!
Ola, bom dia.
Excelente conteudo porem no meu caso os usuarios de rede nao possuem permissao para instalacao de impressora (pede senha de usuario adm) como consigo realizer essa alteracao?