Public-by-Default – A filosofia da informação acessível, parte I

Estou dividindo este artigo em duas partes. Nessa primeira parte, vou abordar as motivações que me levaram a escrever sobre o tema e porque acredito que podemos melhorar como equipe, aplicando os métodos do modelo public-by-default. Na segunda parte deste artigo, apresento as práticas que podemos implementar e a conclusão.

Assim como DevOps, public-by-default não tem uma definição rígida. O conceito está mais próximo de uma filosofia do que para um conjunto de regras. Particularmente, eu gosto da definição exposta pelo Ben James

Public-by-default significa isto: sempre que criar algo, aprender algo, ou apenas notar que algo é interessante, torne público. Isto pode parecer assustador – escrever posts em blogues, ajudar a comunidade e transformar ideias de pensamentos em palavras – tudo isto leva tempo. Mas compartilhar é como um músculo, e ao comprometer-se com um horário regular, torna-se muito mais eficiente. Esta consistência de volume é também a chave para colher os benefícios de compartilhar.

Ben James – Distinguished Dev no Stack Overflow.

O problema do acesso à informação

Você já deve ter passado por alguma situação semelhante no trabalho.

O cliente está com problema em um software legado que você não conhece, para piorar não existe nenhuma documentação sobre o programa.

Então, você procura por informações com seus colegas no grupo do WhatsApp.

Conversa no grupo do WhatsApp

Só que o João acabou de entrar de férias. E agora, onde encontrar a informação?

kid facepalm

Há alguns meses, vi no LinkedIn que minha colega Janaina está se certificando em ciência de dados. Fiquei muito incomodado porque:

Mesmo com ela trabalhando na sala ao lado
Mesmo parte dos projetos que trabalho precisando dessas habilidades
Mesmo avaliando a necessidade de contratar terceirizados para lidar com ciência de dados
Mesmo logo ali, na sala ao lado trabalha alguém que poderia me ajudar,
Eu descobri por uma rede social fora da empresa que ela estava se certificando em ciências de dados. Ainda bem que existe LinkedIn! Certo? 😅

Você pode ajudar a diminuir esse problema mudando a maneira de pensar. Toda vez que você produzir uma informação, pense que ela pode ser valiosa para outras pessoas.
Prefira mandar mensagens em canais públicos (slack, discord), ao invés de mensagens privadas. Mesmo que lhe pareça que o assunto compete somente a quem você está enviando a mensagem, a conversa pode ser de interesse do seu time.

Nós perdemos muitas oportunidades de ajudar uns aos outros por simplesmente não divulgar o que fazemos. Damos pouca ou nenhuma importância à informação que produzimos. Pensamos:

Já descobri a resposta para o problema.

Ou

Não tenho nada de relevante para compartilhar sobre assunto

Ou ainda

As pessoas vão me ridicularizar se eu postar alguma informação errada

Tornar a informação acessível é um ciclo virtuoso. Compartilhar com os outros o que você faz, os problemas que você resolve, quem você é, ajuda pessoas passando por problemas semelhantes aos seus. Além de ter a sua competência reconhecida pelo mercado.

indian guy

Equipes que entenderam a importância de tornar conhecimento público

Recentemente tive a oportunidade de ouvir a Roberta Arcoverde palestrar sobre como é estar em um cargo de liderança na Stack Overflow. Notei que sempre que tem oportunidade, ela deixa claro o compromisso da empresa em tornar o conhecimento público. Na palestra descobri que qualquer pessoa pode baixar o banco de dados da Stack Overflow na integra! (desde que você tenha alguns TeraBytes de armazenamento sobrando, claro 😄)

Produtora de Jogos indies, a Unknown Worlds, mantem a pipeline de desenvolvimento dos seus jogos em um Trello público desde o início dos projetos. Você pode literalmente ver no que a produtora está trabalhando em tempo real.

A GitLab, empresa de DevOps concorrente do GitHub, acredita tanto nessa filosofia que todos os setores da empresa possuem diretrizes públicas. Até mesmo a estratégia de marketing deles é aberta!

O Discord mantém um blog técnico onde eles compartilham os desafios e conquistas que o time de engenheiros enfrenta diariamente. Você pode aprender muito com os posts, entender como equipes de sucesso abordam e resolvem problemas.

A BNP tem dado passos importantes no assunto. Como a criação do 4future por exemplo. Nosso time participa ativamente nas comunidades técnicas. Porém acredito que podemos fazer muito mais, temos muito mais a oferecer uns aos outros e à comunidade.

Na segunda parte, trago a tradução de um artigo escrito por Sergio Nouvel que traz estratégias, pontos positivos e pontos de atenção da filosofia do public-by-default. Até lá 👋🏻

Sobre Filipe Borges 10 Artigos
Coordenador do time de desenvolvimento na BNP Soluções em TI. Ex-treinador de overwatch. Viciado em resolução de problemas. Sommelier de café não-oficial e pai do Heitor

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*