Como o novo perfil de clientes impactou a Gestão de Empresas

Atualmente existem diversos modelos de Gestão, e consequentemente milhares de perfis de consumidores, o que exige que cada gestor ou executivo de uma empresa, conheça e entenda o perfil de cada um. Da mesma maneira que a tecnologia muda diariamente, a gestão também muda para se adaptar aos cenários, e isso acontece desde a versão 1.0, até a gestão 4.0, que é a versão mais atual.

                Como a gestão anda em par com a Tecnologia, qualquer alteração que aconteça no lado tecnologia, exige que a gestão empresarial mude e se adapte. Para quem está de fora deste meio, é um pouco difícil enxergar as mudanças que foram necessárias, mas quem está cara a cara com a gestão, sabe bem os ajustes que tiveram que ser feitos.

                O mais conhecido atualmente é o PIX. Uma revolução na transferência de dinheiro entre contas, sem juros, sem taxas e com procedimento instantâneo. Qual a necessidade de ir ao banco e sacar o dinheiro? Nenhuma. Mas e para que isso possa funcionar nas lojas e empresas? A gestão teve que se adaptar. Estudar como seria feito o uso dessa nova tecnologia, levantar gastos para implantar o PIX em seu comercio. Não é porque é gratuito, que ele realmente é. Sistemas com geração de notas tiveram que ser atualizados, para que possa ser possível receber pagamento em PIX. Sistemas de controle de caixa sofreram grande modificação, afinal como vou controlar um dinheiro que não está fisicamente ali?

                Uma outra mudança muito conhecida e bem usada também, seria o aplicativo IFOOD. Quem não quer sair de casa e receber a comida quente na sua comodidade? Essa pergunta parece simples, mas não existe meio de medi-la. Além da adaptação da gestão com logística para entrega de refeições, pois a comida precisa ser preparada de maneira rápida, pois o cliente não pode cancelar o seu pedido, os restaurantes precisaram se adaptar também a quantidade de pedidos que receberiam presencialmente, já contando com o aumento que o aplicativo traz. E com esses pontos, mais uma vez a gestão precisou se adaptar, entendendo o cenário e como iria atender as nova modalidade.

                Ainda falando em gestão, um dos principais papeis dela é medir o NPS do seu negócio. Para quem não sabe, NPS é o nível de medida que você usa para saber se seu cliente está satisfeito com seu negócio, e consequentemente se ele recomendaria você a seus contatos. Uma adaptação importante da gestão, é que se faz necessário estudar o resultado do NPS, para entender o que levou aquela resposta, e o que mudar para melhorá-la.  

                Baseado em tantas mudanças e cenários atuais, existem diversas mudanças na área de gestão que devem ser feitas para se adaptar a cada novidade que até a própria empresa gostaria de implantar.            

                Se você é um gestor, me conte o que já precisou mudar na gestão do seu ambiente para atender a sua nova demanda.

                Abraços e até o próximo post. ♥

Sobre Bianca Dezorzi 92 Artigos
Pós Graduada em Gestão de T.I, estou sempre aprendendo e consumindo conteúdos de Gestão. Atualmente sou Customer Success Manager na BNP e coordeno uma poderosa Central de Serviços. E nas horas vagas? Amo passear na natureza com meus cachorrinhos.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*