NFTs

Se você está ligado no que acontece na era digital, ou já pesquisou ou leu sobre Blockchain, com certeza você já ouviu falar na sigla NFT. Mas afinal, o que é um NFT, e como eu posso conseguir um NFT?

                NFT é a abreviação da sigla Non Fungible Token, traduzindo “Token não fungível”. São registros digitais que garantem a autenticidade daquele bem ao seu dono. Diferente de uma criptomoeda que é fungível, o NFT não é. Se você possui um bitcoin por exemplo, é possível trocá-lo por outro bitcoin e você terá exatamente o mesmo valor, no caso do NFT, essa troca não pode ser realizada, pois caso fosse possível trocar um NFT, você teria algo totalmente diferente do que já possuía antes. Para entender melhor, vou te apresentar um exemplo:

                Você pode acessar a internet nesse momento e realizar o download de uma obra digital chamada “ Everydays: the First 5000 Days”, do artista Mike Winkelmann, conhecido como Beeple. Essa obra retrata a junção de várias fotografias que ele fez no período de 1ª de maio de 2007 a 7 de janeiro de 2021. A cópia que você acabou de baixar não pode ser vendida, pois como possui um NTF, claramente seria possível saber que a obra original foi vendida em 11 de março de 2021 pelo valor de U$$ 69 milhões, e que a obra que você acabou de baixar seria apenas uma cópia dela.

                Agora você pode estar se perguntando, o que eu posso registrar em um NFT, e como ele é registrado? A resposta é mais simples do que parece. Quadros físicos e digitais, um meme na internet (a imagem acima possui NFT), um mp4, gif, fotos, domínios, sites, marcas e até mesmo posts em redes sociais, mas lembre-se que a partir do momento que você registrar seu token, nada nele poderá ser alterado.

                Os registros acontecem através de Smart Contracts, que são contratos inteligentes registrados dentro da rede Blockchain, e como todos sabem podem ser consultados por qualquer usuário, o que ajuda a diminuição da pirataria. Entre tantas redes que existem dentro do Blockchain a mais usada para esse processo chama-se Ethereum. Essa rede exige um padrão de programação chamado ERC-721, que são conjuntos de regras de criação, evitando que o token apresente informações faltantes. Porém não é apenas a Ethereum que possibilita essa criação de NFTs, existem outras redes tais como: Binance Smart Chain, Solana, Tezos e EOS.

                Como comprar NFTs ?

                Para comprar seu NFT você precisa se cadastrar em uma plataforma que venda NFTs, e ter criptomoedas suficientes para a compra do NFT desejado. Cada plataforma de venda de NFTs pode aceitar um tipo específico de criptomoedas, então pesquise antes de comprar, caso tenha interesse.

                Como criar meu NFT?

                Primeiro você precisa se cadastrar em alguma plataforma de compra de NFTs, após o cadastro você deve conectar sua carteira de criptomoedas e subir seu projeto. Cada plataforma pode aceitar tamanhos diferentes de arquivos. Após subir seu projeto, você deverá pagar uma taxa chamada “gas”, pois como o NTF é criado dentro do Blockchain a rede cobra uma taxa de sincronização e criação. Além disso, cada plataforma de NFTs cobra uma comissão pela venda do seu NFT, normalmente a taxa gira em torno de 2,5% do valor total do item vendido.

                Agora que você entendeu o que é um NFT, já parou para pensar quantos memes você já criou e não registrou na plataforma, perdendo dinheiro? Se eu fosse você, registraria suas próximas obras!

Sobre Bianca Dezorzi 84 Artigos
Pós Graduada em Gestão de T.I, estou sempre aprendendo e consumindo conteúdos de Gestão. Atualmente sou Customer Success Manager na BNP e coordeno uma poderosa Central de Serviços. E nas horas vagas? Amo passear na natureza com meus cachorrinhos.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*