Com a tecnologia no auge do seu desenvolvimento, aparecem todos os dias coisas novas no mercado, as vezes tão rápido que é difícil acompanhar o desenvolvimento de cada uma. Entre as diversas tecnologias existentes, hoje falarei de Blockchain. Antes de começar a sua leitura, pare e pense, “O que é Blockchain?”, e “Onde ele é usado?”. A resposta para essas duas perguntas irá te ajudar a entender melhor o que você sabe ou não sobre essa tecnologia.
Mas afinal, o que é Blockchain?
O Blockchain é uma cadeia de blocos mais conhecida como “Livro-Razão”, ela recebe esse nome por ser totalmente compartilhada e imutável, facilitando o registro de vários tipos de transações e ativos, tornando possível seu rastreamento através de redes de negócios. Ele fornece meios para registro de qualquer tipo de transação, e consegue rastrear qualquer tipo de ativos, isso pode incluir Bitcoins, ativos tangíveis e intangíveis.
Estrutura do Blockchain
Antes que você pense em pirâmide, nft, bitcoin e fraude, o Blockchain não é nada disso! Como dito lá em cima, é um livro-razão, composto por Blocos, Mineiros e Nós.
Blocos: É registrado através de cadeias de blocos todas as transações registradas no sistema. As informações são registradas em blocos, que são ligadas a outros blocos que contêm informações antecessoras e sucessoras daquele registro.
Mineiros: É um computador de alta potência ou um conjunto deles que atua através de um software instalado responsavel pela mineração. O software fica executando cálculos durante um longo período, quando esse processo de cálculo termina, é onde o mineiro é recompensado.
Segue um exemplo de mineração na prática em Bitcoins: O computador realiza diversos cálculos, até encontrar a sequência exata de encontro de blocos, quando um bloco anterior e igual ao próximo, a sequência está correta. O processo é finalizado, e o minerador leva sua recompensa em bitcoins para cada bloco que ele conseguir mineirar.
Nós: Cada rede é um nó, ou seja, cada computador na rede com o software instalado é um nó. O software é responsavel por manter e ajudar na distribuição de cópias atualizadas de cada cadeia de blocos.
Por que Blockchain é importante?
Ele é importante pois hoje tudo depende de informação. Se elas forem precisas e rápidas, melhor ainda. O Blockchain entrega as informações de maneira imediata com alta taxa de rapidez, compartilhadas a todos, e transparente, ou seja, qualquer um consegue consultar a origem e destino. Ela pode acompanhar pedidos de compra e vendas de bitcoins, pagamentos de contas e muito mais.
Um exemplo da funcionalidade do blockchain é relatado no documentário da Netflix “Não confie em ninguém: A caça ao Rei da Criptomoeda”. Ele conta a história da misteriosa morte do fundador da empresa Quadriga CX, responsavel pela compra e venda de cripto moedas, que ocorreu exatamente no momento em que a empresa estava à beira da falência, “sumindo” com ele o equivalente a 250 milhões de dólares de clientes.
Se você se interessou pelo assunto, aguarde os próximos posts que em breve irei abordá-lo por aqui novamente.
Abraços e até a próxima!
1 Trackback / Pingback