A certificação ITIL 4 Foundation

Olá pessoal, hoje voltei para falar um pouco de certificação, e nada melhor do que falar de ITIL 4.

Se você é da área de TI, com certeza já ouviu falar dela, nem que seja em uma aula da Faculdade, um conteúdo no youtube ou até mesmo uma conversa entre amigos da área. E não foi sem nenhum motivo, ela nada mais é que uma das mais importantes certificações em Gestão de TI, ao lado claro da ISO 20000 e da COBIT.   Mas afinal, o que é ITIL, e para que serve, e como isso vai se aplicar a TI da minha empresa?

A ITIL nada mais é, do que uma biblioteca de boas práticas, que foram desenvolvidas para melhorar a produtividade do setor de TI, otimizando os processos, por meio de uma gestão com foco no cliente. Ela surgiu em 1972, quando a IBM iniciou uma apuração sobre a prestação de serviços de qualidade, no qual foi chamado “Gerenciamento de Arquitetura de Sistemas de Informação (ISMA)”. Porém, a primeira publicação relacionada só foi feita em 1980, e era chamada de “Um sistema de Gestão da informação Empresarial”

O livro oficial onde deu início a todas as publicações tinha apenas 70 páginas, e não abrangia toda a necessidade da época, a partir disso, surgiu no ano seguinte a criação do fórum ITIMF, onde todos os usuários interessados trocavam ideias e aprendizados sobre a biblioteca, hoje o fórum ainda existe, e possui usuários do mundo todo, conhecido agora como ITSMF, seu principal foco é ajudar profissionais do mundo todo com o gerenciamento de serviços de TI.

A ITIL foi evoluindo com o tempo, surgindo assim a V2, V3 e em 2019, a ITIL 4. E você pode estar se perguntando, por que ITIL4 e não V4? A resposta é simples, todas as bibliotecas da ITIL V2 e V3, foram versões lançadas para complemento de algo, já a ITIL 4 lançou uma atualização com inclusão de práticas e abordagens mais modernas, visando assim a entrega de valor nos produtos e serviços para o cliente, já a ITIL V3 tem foco no ciclo de vida de ITSM.

O que mudou da ITIL V3 para a ITIL 4

ITIL V3

36 processos, organizados de para atender as fases dos ciclos de vida do TI.

ITIL 4

34 práticas, onde cada uma tem diversos processos organizados entre si, para entregar valor ao cliente.

Substitui os 4 Ps do design de serviços, pelas 4 dimensões do gerenciamento de serviço, inclui o sistema de valor de serviço, co-criação de valor, modelo de relacionamento de serviço, e inclui também detalhes mais abrangentes sobre a tecnologia moderna, como Machine Learning (aprendizado de máquina, tema para outro post, talvez), infraestrutura como serviço (IaaS), blockchain, e aborda até conceitos de outras metodologias, como Lean, Agile, Scrum e DevOps. Mais calma, ITIL não é um bicho de 7 cabeças, e você não abordar todos esses conceitos detalhadamente na versão foundation, só será abordado com mais detalhes nessa primeira prova, o que a Axelos entende como principal conhecimento para se aplicar ITIL.

Esquema de certificação ITIL 4

                O ITIL 4 não é apenas para gestores, gerentes, coordenadores, ou alguém diretamente responsável pelo gerenciamento de serviço, qualquer pessoa da área de TI, pode e deve estudar sobre ITIL, nem que você não marque a prova, vale a pena conhecer sobre essa biblioteca.

                A certificação deve começar pela Foundation, para você comprar um curso oficial, você deve obrigatoriamente comprar o voucher da prova, regra da Axelos, responsável pela ITIL, mas você pode comprar apenas o voucher da prova, se estudar por fora.

                Cuidado: Se alguém estiver vendendo apenas o curso, sem o voucher da prova, desconfie, pois o curso pode não ser o mais recomendado pra prova, o que pode gerar uma reprovação, e ninguém quer pagar US$342,00 e reprovar, com o preço do dólar do jeito que está.

                A foundation é a única do esquema que você pode estudar por conta própria, todas as outras versões, é necessário fazer o curso obrigatório de um credenciado pra marcar a prova.

                Desse esquema anterior, se você quiser seguir para a aprovação MP, certificação que abrange o conhecimento para execução de projetos, você precisa ser aprovado nos módulos, Create Deliver & Support, Drive Stakeholder Value, High Velocity IT, e o último módulo Direct Plan & Improve, que abrange Lean e Scrum.

 Mas se você quiser ir pela certificação SL, que tem foco em como a TI influencia a estratégia de negócio, você precisa ser aprovado em dois módulos do exame, o Direct Plan  & Improve, e o Leader Digital & IY Strategy.

Agora se você olhou o topo do desenho e gostou do Master, saiba que você vai ter que estudar e muito. O Master nada mais é que a certificação mais valiosa do esquema da ITIL, o nível mais alto, são poucas pessoas no mundo que chegam nele, e para consegui-la, você precisa passar pelos caminhos MP e SL, ter pelo menos 5 anos de experiencia em gerenciamento de serviços de TI, com um cargo de liderança, e a parte mais difícil, você será testado em uma situação da sua escolha, onde a sua aprovação nesse teste conta como a experiencia prática que você precisa para esse exame.

E aí, gostou? Então fica mais um pouquinho, deixa eu te explicar sobre a prova.

Sobre a Prova

É possível fazê-la online, ou presencial nas unidades credenciadas para a realização do exame. A duração é de 60 minutos, com 40 questões, e para ser aprovado é preciso acertar no mínimo 26 perguntas, ou seja 65% da prova.

                A foundation não expira, o que ajuda quem quer subir no esquema da ITIL.

Dica de prova:

                Se você ficou até aqui, merece uma dica.  E lá vai:

                               Estude todo o conteúdo da ITIL mencionado no Syllabus, que nada mais é que o guia oficial da Axelos para quem quer fazer o exame.

                               Foque principalmente nos pontos; 7 Princípios Orientadores, 4 dimensões do gerenciamento de serviço, Cadeia de valor de serviço, Melhoria contínua, Habilitação de Mudança, Gerenciamento de problemas, gerenciamento de incidente e central de serviço, são itens muito cobrados na prova.

                               Cada pergunta tem 4 respostas, e só uma está correta, duas sempre são obvias para quem estudou que já não fazem parte daquela resposta, analise as 2 respostas restantes.

                Espero que tenha gostado, e bons estudos.

                E sobre a fonte de tudo isso que você leu?  horas de estudo que desempenhei para prova, então pegue as dicas e vai lá. Sucesso!

Sobre Bianca Dezorzi 86 Artigos
Pós Graduada em Gestão de T.I, estou sempre aprendendo e consumindo conteúdos de Gestão. Atualmente sou Customer Success Manager na BNP e coordeno uma poderosa Central de Serviços. E nas horas vagas? Amo passear na natureza com meus cachorrinhos.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*