Anteriormente o processo de certificação da ITIL 4, era focado em certificações completas, onde a necessidade de estudo era algo muito complexo, pois você precisava aprender exatamente todo o conteúdo, para uma única prova. Com o passar do tempo, as certificações de ITIL começaram a ser menos procuradas, justamente pela complexidade da prova. Pensando nisso, a Axelos, detentora da prova, literalmente “quebrou” a prova em pequenas certificações. Após essa mudança, você pode especializar-se apenas no que realmente lhe importa, e não no esquema todo.
ITIL 4 Foundation
É a certificação de entrada no ITIL 4 e um pré-requisito para qualquer outra certificação avançada no framework. (Você não consegue avançar para nenhuma outra, sem te-la).Ela oferece uma introdução aos principais conceitos, como Sistema de Valor do Serviço (SVS), as quatro dimensões da gestão de serviços e as práticas de gestão de TI.
ITIL 4 Specialist: Create, Deliver, and Support (CDS)
Essa certificação é indicada para quem quer se especializar na criação, entrega e suporte de serviços de TI (Aquele setor de suporte). Ela foca em como as equipes de TI podem projetar, criar e suportar serviços que entreguem valor contínuo. É uma ótima escolha para profissionais que atuam em operações, setor de desenvolvimento de TI e gerenciamento de incidentes e problemas.
ITIL 4 Specialist: Drive Stakeholder Value (DSV)
A certificação DSV é focada no gerenciamento das relações com stakeholders, fornecendo insights sobre como as organizações podem co-criar valor junto aos seus clientes e outras partes interessadas. O principal foco dela é a amada jornada do cliente. (Eu amo isso rs). Explica sobre o início da jornada, até o final.
ITIL 4 Specialist: High-Velocity IT (HVIT)
Voltada para quem trabalha com tecnologias emergentes e ambientes ágeis, essa certificação explora como os serviços de TI podem ser projetados e entregues com velocidade e eficiência. Ideal para profissionais que atuam em organizações que buscam inovações rápidas, e até mesmo que adotam práticas Devops.
ITIL 4 Specialist: Plan, Improve and Direct (DPI)
A certificação DPI aborda como planejar e melhorar os serviços e práticas de TI continuamente, garantindo a criação de estratégias eficazes e alinhadas aos objetivos de negócio. Ela é especialmente relevante para gestores e líderes que desejam fortalecer sua capacidade de governança e gerenciamento estratégico.
ITIL 4 Leader: Digital & IT Strategy (DITS)
Esta certificação é mais focada em aspectos estratégicos de liderança no ambiente digital e visa capacitar líderes a integrar TI com a estratégia de negócios. Profissionais que buscam transformar digitalmente suas organizações encontram nesta certificação a base para alavancar a tecnologia como um diferencial competitivo.
Agora que você já conhece todo o esquema de certificações. Me conte, pretende seguir em algumas dessas provas?
Seja o primeiro a comentar