A principal ideia do blockchain é resolver o problema de confiança. A rede permite também melhorar a eficiência na verificação dos dados, qualquer individuo pode verificar um ativo, fazendo a rede fluir de forma natural e descentralizada.
Como podem todas as tecnologias destinadas a melhorar a eficiência não ter futuro?
Todo o desenvolvimento tecnológico humano é, na verdade, baseado nas finanças. Qualquer sistema financeiro nacional forte deve ser altamente desenvolvido. As finanças permitem, na verdade, que os recursos sejam atribuídos de forma mais eficiente.
A tecnologia da blockchain possibilita a melhor eficiência do processamento de um sistema financeiro comercial. Devido às características descentralizadas, é possível que as partes da transação contornem os intermediários das instituições financeiras e conduzam diretamente entre as partes envolvidas, evitando as numerosas partes, os múltiplos links, e o longo processamento na rede tradicional.
As transações não exige endosso de crédito por uma instituição terceirizada, nem exige que ambas as partes da transação “se conheçam”. Mesmo que seu status de crédito não seja totalmente compreendido, a segurança da transação pode ser garantida usando o mecanismo confiável da rede blockchain. Isso tecnicamente resolve o problema da desconfiança natural entre ambas as partes nas transações comerciais e internacionais.
Os contratos entre compradores e vendedores também podem ser armazenados em contratos inteligentes, evitando a ineficiência causada pela circulação de contratos em papel.
Originalmente, o modelo tradicional de pagamento para o exterior ou entre bancos exigia um esforço enorme de trabalho. Usando moedas digitais, as transações podem ser concluídas em segundos, o que muito melhora a eficiência de acordos
A manutenção conjunta dos livros contábeis do blockchain coloca toda a rede em um ecossistema simbiótico, resultando no desafio de reduzir os custos de transação. As taxas sobem a medida que aumenta a demanda da rede e também com a crescente dificuldade na solução de blocos minerados, pode ser causado por limitações técnicas, flutuações do preço, etc.
A transparência das transações, reduz a dificuldade de auditorias em contas, simplifica o trabalho de auditoria de muitas instituições e reduzir os custos relacionados a verificações de fraudes. O modelo de transação peer-to-peer sob a tecnologia blockchain evita custos intermediários excessivos causados por processos demorados de repetidas ações e notificações da rede tradicional.
Concluindo, o futuro do blockchain parece cada vez mais promissor, especialmente considerando sua capacidade de resolver problemas cruciais. Com sua natureza descentralizada, evitando intermediários e simplificando processos.
Além disso, a implementação dessas negociações inteligentes e a rapidez nas transações são indicadores claros de seu potencial para transformar significativamente os sistemas financeiros e comerciais. Apesar dos desafios e barreiras atuais, a blockchain continua a ser uma ferramenta promissora para impulsionar a eficiência e a transparência em diversas áreas.
Seja o primeiro a comentar