E voltamos ao nosso assunto favorito: Gestão de TI! A Gestão de TI não é simplesmente seguir um template pronto de algo. Ela possui diversos cargos, e atribuições que constroem a gestão por completo. No nosso artigo de hoje, falaremos o que um Coordenador de TI faz.
Pode parecer auto intuitivo, mas o significado do cargo de coordenador de TI, vai muito além de coordenar. Esse profissional é o braço direito da empresa, e o elo que uni as necessidades do cliente, ou usuario final, com o que o departamento busca. Não existe um script ou um padrão do que esse profissional faz, porém normalmente esse cargo engloba algumas coisas.
Gerenciamento de Equipes/Pessoas: Se você gosta de TI, mas não gosta de pessoas, esse cargo pode não ser para você. O coordenador de TI é o primeiro contato que o membro da equipe possui. É ele que vai dividir tarefas, alinhar metas e perspectivas de cada um, e o desempenho da equipe. Além disto, o desempenho da equipe é muito evidente na colaboração de todos e principalmente no relacionamento de toda a equipe entre si.
Suporte de TI: Por mais que o Coordenador não seja a mão na massa, ele precisa garantir que quem tem dúvida, terá a dúvida sanada. Um cliente ou usuario bem atendido, surge da dúvida bem esclarecida de um tecnico, pois é a partir de um bom atendimento, que a satisfação acontece.
Planejamento estratégico da empresa/cliente: Em ambientes que o coordenador é interno da própria empresa, ele que vai ser responsável por pensar no planejamento estratégico de tudo que tem relação com a TI da empresa. Em casos que a empresa é uma consultoria, o coordenador vai ser o responsável por analisar a fila de chamados, e identificar reincidências, o que normalmente é a necessidade de alguma melhoria no ambiente.
Gerenciamento de projetos: Normalmente as empresas ou consultorias possuem um GP para isso. Porém caso não possua, o coordenador ganhou a responsabilidade de criar programações, agendas, alinhar com as partes interessadas e tomar conta de todos os projetos. Em casos que a organização possui um GP, ele acaba dividindo essas tarefas e não se ausentando delas. Afinal, é a equipe dele que irá executar as tarefas.
Otimizador de processos: O coordenador de TI é o cara que vai ver os processos, entender que precisa melhorar, e otimizá-los. As vezes um trabalho manual que é feito sempre e pode ser otimizado ajuda a direcionar e melhorar muito mais as demandas da equipe.
Resolvedor de problemas e conflitos: O coordenador de TI é o primeiro contato da equipe de TI, certo? Da mesma maneira que ele tambem é o primeiro ponto de contato do seu cliente em caso de consultoria, e do gestor/gerente de outros setores em caso de recurso interno. Ele irá remediar situações entre os membros da equipe, e tambem escutar as reclamações sobre as atividades, posturas e qualquer reclamação que venha a existir. (Ponto mais difícil, eu acho).
Existem outros pontos também que o coordenador de TI acaba se tornando responsável. Acompanhamento de ativos de TI da empresa, qualidade de equipamentos dos funcionários, e até mesmo a postura dos membros da equipe. Dentre outros milhares que eu não estou lembrando aqui agora.
Esse cargo exige muito mais Soft Skills que Hard Skills e não é por menos. Lidar com pessoas é o maior desafio que uma pessoa pode ter, independente do setor no qual ela trabalha.
Espero que vocês tenham gostado deste artigo. Se você já é um coordenador de TI, me conte quais suas atividades e desafios diários, agora caso esteja iniciando nessa área, desejo toda a sorte e paciência do mundo hahaha♥.
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