Instalando impressoras a partir de GPO

Existem ambientes em que o número de computadores e impressoras é alto, e isso pode vir a causar dificuldades quando qualquer alteração no ambiente precisa ser efetuada. Neste caso, o trabalho de adição manual não é o ideal, e aqui irei demonstrar de uma forma simples como criar GPO para a instalação de impressoras de forma automática, separada por setor, que pode ser moldada conforme a infraestrutura individual de cada ambiente.

Primeiramente, a impressora deve estar instalada e compartilhada no Windows Server.

Após a instalação, acesse o servidor e procure pela impressora desejada, clique com o botão direito sobre ela e vá em Propriedades da impressora.

Na aba Compartilhamento, deixe as 3 opções marcadas, e mude o nome do compartilhamento caso ache necessário.

Faça isso com todas as impressoras que forem compartilhar, no meu caso irei utilizar duas impressoras. Impressoras selecionadas e já compartilhadas, temos de decidir em quais setores da empresa elas serão utilizadas. Eu irei compartilhar uma com o setor de TI e outra com o RH. Para que isso ocorra, temos de separar o nosso AD por unidades organizacionais, conforme exemplo abaixo.

Unidades organizacionais criadas, abra o gerenciamento de política de grupo, clique com o botão direito sobre objetos de política de grupo e clique em novo.

Vou criar as GPO’s conforme o nome da impressora, assim caso seja necessário instalar este dispositivo em outro setor, ficará mais fácil. No meu exemplo, ficará desta forma:

Com a GPO criada, clique com o botão direito sobre ela e selecione editar.

A GPO deve ser instalada a nível de usuário, com isso, qualquer máquina que o usuário logar, as políticas referentes a impressora serão aplicadas. Para isso, devemos seguir o caminho: Configurações do Usuário\Preferências\Configurações do Painel de Controle\Impressoras – Botão direito sobre Impressoras/Novo/Impressora Compartilhada.

Em ação, selecione criar, em caminho do compartilhamento clique nos 3 pontos, se a opção Listar no Diretório tiver sido marcada no momento do compartilhamento da impressora, ela será listada, com isso, é só selecionar a impressora desejada e clicar em aplicar e OK.

Após a criação, a GPO ficará assim:

Após as GPO’s desejadas terem sido criadas, é só escolher a OU que receberá as configurações, clicar com o botão direito e selecionar Vincular com GPO Existente

Abaixo demostro como ficaram as duas GPO’s anexadas à suas respectivas Unidades Organizacionais.

Para testar, é só logar com um usuário do setor pertinente, e verificar se a impressora está presente.

Loguei com o usuário Beto Carreiro, e abrindo o CMD, rodei o comando gpresult /r, que traz todas as GPOS’s a nível de usuário que foram aplicadas.

Podemos ver que a GPO da impressora foi corretamente aplicada, e abrindo o painel de controle, podemos ver que ela está lá também.

Espero que com isso a tarefa de adição de impressoras tenha sido facilitada.

Até a próxima!

Sobre Jhonathan Chaves 80 Artigos
Amante de novas tecnologias, apaixonado pela família e louco pelo Corinthians.

1 Comentário

  1. Ola, bom dia.
    Excelente conteudo porem no meu caso os usuarios de rede nao possuem permissao para instalacao de impressora (pede senha de usuario adm) como consigo realizer essa alteracao?

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*