MVP : O simples que muitas vezes funciona

Se você é a área de tecnologia, com certeza você já deve ter ouvido a palavra MVP. O que muda para você sobre essa palavra, é o setor que você está. Se você for de infraestrutura, o MVP é o profissional de maior valor da Microsoft, título concedido por ela. Porém, caso você seja do setor de desenvolvimento, MVP significa Mínimo Produto Viável.  (A versão mais simples do produto).

Não entenda simples, como entregue de qualquer jeito. O MVP é muito usado em empresas de software do mundo todo, para entregar algo funcional, que resolva o problema naquele momento, mas que não é a versão oficial ainda, ou seja, tem muita feature por vir ainda.  

Um dos maiores benefícios do MVP, é o feedback iterativo enquanto o produto está em uso. Receber avaliações, solicitações de melhorias, e até críticas construtivas, ajudam a equipe de desenvolvimento a melhorar o produto e melhorar as próximas versões. Além de que um MVP economiza custos. Imagina a entrega de um software completo, e após a entrega o produto não ser o que era esperado? Horas de desenvolvimentos perdidas.

Cases de sucesso com MVP

Provavelmente você não sabe, mas já usou softwares na versão MVP:

Spotify: Originalmente foi lançado apenas para ser um streaming de músicas. Com o uso e feedbacks dos usuários, adicionou recursos como listas de reprodução, recomendações automáticas e até áudio livros.

Facebook: Outro MVP que começou em uma faculdade. A página era apenas para alunos da faculdade de Harvard. Porém, o uso foi tão expressivo, que foi disponibilizado ao mundo todo, em uma versão mais básica. Após isso, a ferramenta foi se modificando tanto, que hoje é o facebook que nós conhecemos.

Airbnb: No inicio, era apenas um colchão e um café dentro de uma casa. Com a grande procura por esse tipo de serviço, foi lançado oficialmente a plataforma mais conhecida no mundo todo.

O MVP não pode ser considerado como uma entrega que era “paliativa” para uma entrega final. Realizar uma entrega que solucionava o problema, satisfaz o cliente, porém não o deixa satisfeito por muito tempo e nem feliz com a entrega final. Então, sempre que entregar um MVP, não se esqueça de continuar o projeto.

Sobre Bianca Dezorzi 100 Artigos
Pós Graduada em Gestão de T.I, estou sempre aprendendo e consumindo conteúdos de Gestão. Atualmente sou Customer Success Manager na BNP e coordeno uma poderosa Central de Serviços. E nas horas vagas? Amo passear na natureza com meus cachorrinhos.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*