Educação e Tecnologia: O Impacto dos Dispositivos Eletrônicos na Sala de Aula

Com o aumento do uso de aparelhos eletrônicos, acabou se tornando uma realidade e algo comum, o uso deles dentro da sala de aula. Seja para crianças, adolescentes ou até mesmo adultos já cursando faculdade.

O que permite um aprendizado diferenciado, que ultrapassa as 4 paredes de uma sala de aula. O aprendizado online hoje, é algo extremamente comum e prático, porém exige uma grande disciplina, há quem diga que não.

Mas hoje com a inteligência artificial, a realidade aumentada, permite e facilita que os alunos tenham maior interação com o professor e atividades.

A tecnologia vem se tornando cada vez mais importante no decorrer do nosso dia a dia, e por incrível que pareça, a pandemia ajudou esse setor a crescer em 44%, mostrando a força do seu segmento

Com o avanço da tecnologia, o uso dos aparelhos eletrônicos dentro das salas de aula se tornou algo educativo para auxílio na educação. Como por exemplo, com jogos educativos que podem estimular as crianças de diversas formas, até pelo fato de ser algo diferente, estar usando um computador ou tablet dentro da sala de aula, já chama atenção da criança para saber o que vai acontecer

Me lembro de quando estava no ensino fundamental, existia uma aula em que eu utilizava o notebook, e era o dia que eu mais esperava da semana!

Portanto, o uso de aparelhos eletrônicos dentro da sala de aula, acabou se tornando algo muito positivo, pois os recursos podem ser adaptados para cada aluno, cada um com seus limites, e dando autonomia a criança. Claro, solicitando ajuda quando necessário. Pois atrai a atenção do aluno, tendo novas formas para estudar, estimula a autonomia da criança, torna a aula mais dinâmica, estimulando a criatividade e atenção.

E como sabemos, conseguir a plena atenção de uma criança dentro da sala de aula, não deve ser algo nada fácil, por isso as escolas vendo inovando em suas formas de estudar, como alternativas para atrair a atenção dos alunos, dando até uma outra percepção sobre a escola, pois é algo que chama atenção dos alunos, é diferente !

Importante ressaltar também que, estimula a e desenvolve as habilidades digitais da criança, o que será algo de muita importância para ele no futuro, principalmente no nosso mundo atual, onde já vivemos na era tecnológica e a tendência é somente crescer/aumentar. Claro que, não esquecendo que tudo há um limite, tomando cuidado com o tempo de exposição que a criança está tendo ao meio digital. A tecnologia deve ser usada de forma responsável e consciente. Pois como sabemos, tudo tem seu lado ‘’ruim’’, o excesso do uso digital pode acarretar isolamento, sedentarismo, distúrbios emocionais, distração dificultando o foco da criança, redução nas atividades físicas, pois irá passar muito tempo sentada utilizando telas, e o que eu mais julgo importante e que se deve tomar maior cuidado com o uso excessivo de crianças nos aparelhos eletrônicos, é o fácil acesso a conteúdos inadequados, podendo ser um grande fato negativo no psicológico da criança. Onde o objetivo não é esse, a intenção é usar a tecnologia a favor, para auxílio e como meio educativo.

Até o próximo artigo 😊

Sobre Cintia Morgado 3 Artigos
Tenho 23 anos, sou formada em Direito pela Universidade Metodista, e atualmente trabalho como Secretária Executiva. Mamãe de 2 gatinhas que são a minha vida!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*