Como Instalar e Configurar o XAMPP no Linux Mint

Fala Dev, como vai? 🖖🏻

Neste artigo vou estar mostrando o passo a passo bem detalhado de como configurar seu ambiente de desenvolvimento no Linux Mint utilizando o XAMPP.

Mas, afinal, o que é esse XAMPP e para que serve?

O XAMPP é uma sigla para ApacheMySQLPHP e Pearl, sendo o X inicial para identificar que essa ferramenta é multiplataforma (funciona em Windows, Mac e Linux). É um pacote com os principais servidores open source do mercado. Nele, esta incluído FTP, Banco de Dados MySQL e Apache com suporte as linguagens de programação PHP e Perl.

O objetivo do XAMPP é facilitar a instalação dos pacotes necessários para desenvolver localmente transformando sua máquina em um servidor web.

E o mais legal de tudo, ele é 100% gratuito e de código aberto, que é apoiado pela comunidade Apache Friends.

Por que eu indico o XAMPP?

Se você é iniciante no universo da programação web e principalmente esta aprendendo PHP como linguagem back-end, o XAMPP vai te trazer facilidade para instalar e configurar, e também produtividade.

No meu caso que sou desenvolvedor web e trabalho com as seguintes tecnologias: HTML5, CSS3, SASS, JS, jQuery, Bootstrap, WordPress, WooCommerce e PHP. Sempre utilizei o XAMPP para os meus projetos de estudos e de clientes em agência de marketing digital.

Um ponto importante também para ser destacado, é que não há necessidade de contratar um serviço de hospedagem para subir seus projetos de estudo, uma vez que o XAMPP já vai deixar seu próprio computador como um servidor web. Com isso você pode fazer todos os testes antes de subir para um ambiente de produção.

Agora chega de enrolação e vamos mão a massa!

Instalando o XAMPP

No meu caso eu estou utilizando o Linux Mint, caso você esteja usando a mesma distribuição ou qualquer outra derivada do Debian, como por exemplo o Ubuntu. Você pode clicar em “XAMPP para Linux”.

Acesse o seguinte site: apachefriends.org

Após clicar no sistema operacional indicado, seu download iniciára de forma automática.

Após realizar o download, vai até o local onde o arquivo de instalação foi baixado.

No meu caso, vou estar instalando a versão 7.4 do XAMPP, mas fique a vontade para instalar a versão desejada.

Se você tentar executar a instalação realizando um duplo clique no arquivo, muito provavelmente vai ocorrer o seguinte erro:

Isso é devido seu usuário não ter privilégios de root. Então vamos realizar a instalação de outra forma utilizando o Terminal do Linux.

Como mostra na imagem acima, vamos realizar os seguintes comandos:

$ cd Downloads

Ir até a pasta onde o instalador do XAMPP se encontra. No meu caso foi baixado na pasta “Downloads”

$ ls

Digite o comando ls para verificar os arquivos existentes na pasta

$ sudo chmod +x <nome-do-arquivo>

O comando acima vai estar adicionando a permissão para executar o instalador

Após executar o comando acima, vai ser pedido para você digitar a senha do seu usuário. Digite a senha normalmente e aperte a tecla “Enter”.

O comando a seguir vai iniciar o instalador do XAMPP

$ sudo ./<nome-do-arquivo>

Agora você irá prosseguir com a instalação clicando em “Next”, “Next”, “Next”… até chegar na última etapa e clicar em “Finish”.

Na imagem abaixo é mostrado os serviços do XAMPP em execução, no caso, somente o Apache é executado automaticamente após a instalação.

Como parar e iniciar os serviços do XAMPP?

Existem duas formas de executar os serviços do XAMPP após estar instalado.

Parar todos os serviços (Apache e MySQL):

$ sudo /opt/lampp/lampp stop

Iniciar todos os serviços

$ sudo /opt/lampp/lampp start

Veja o exemplo abaixo:

Outra forma seria executar o seguinte comando:

$ sudo /opt/lampp/manager-linux-x64.run

Com isso será aberto a janela interativa do XAMPP e você pode selecionar os serviços desejados e clicar em “Start” para iniciar, “Restart” para reiniciar o serviço e “Stop” para poder finalizar o serviço em execução.

Veja como ficou o exemplo abaixo:

Finalizando…

Após realizar a instalação do XAMPP, vai até a pasta /opt/lampp/htdocs onde vai conter os arquivos de apresentação do próprio o XAMPP. Você pode remover tudo para deixar a pasta htdocs vazia e com isso começar a criar novas pastas do seus projetos.

Agora é só abrir um navegador web de sua preferência e digitar localhost.

Mas lembre-se de que os serviços (apache e mysql) do XAMPP precisam estar em execução.

Pronto! agora seu XAMPP esta configurado para uso.

Conclusão

Como pudermos ver, o XAMPP é uma ferramenta poderosa, versátil e segura para configurar um servidor web local. Com ele você pode criar diversos projetos desde o básico até o mais avançado.

Espero que você tenha gostado e aprendido novas habilidades com esse tutorial. Se você se interessou por esse assunto, fique ligado no meu próximo artigo que será sobre: Instalando WordPress no ambiente local (localhost).

Até breve! 😉

Sobre Felipe Lima 5 Artigos
Sou formado em Gestão de Tecnologia da Informação e atualmente trabalho como Analista de Infraestrutura e Cloud. Nas horas vagas, gosto de me aventurar na área de desenvolvimento, especializando-me na criação e integração de e-commerces. Utilizo tecnologias como HTML5, CSS3, JavaScript, PHP, WordPress, Tray Commerce, Loja Integrada e Nuvemshop.

1 Comentário

1 Trackback / Pingback

  1. Instalando WordPress em ambiente local (localhost) - 4Future

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*