Fala pessoal, hoje venho abordar um tema importante: A configuração do SMTP no painel WordPress. Recentemente, um cliente enfrentou problemas com os formulários do seu site, especialmente no cadastro de newsletter. Acontece que sempre que alguém tentava se cadastrar, inserindo seu nome e e-mail no footer (rodapé), uma mensagem de erro era exibida.
Esse problema ocorre provavelmente porque o SMTP não foi configurado nas configurações de e-mail dentro do portal do WordPress. É muito provável que seja necessário criar um novo e-mail para o cliente.
O WordPress oferece uma plataforma robusta para criação e gerenciamento de sites, mas muitas vezes é necessário configurar o envio de e-mails para funcionalidades como notificações de usuários, confirmações de cadastro e outras comunicações. Neste artigo, exploraremos como ativar e configurar o SMTP (Simple Mail Transfer Protocol).
- 1 – Verificar a existência do e-mail:
Ao perceber que talvez seria necessário criar um novo endereço de e-mail para o cliente, a primeira ação foi acessar o painel do WordPress para verificar qual é o e-mail estava configurado como remetente. Acessando o painel e clicando em “WP Mail SMTP, foi possivel localizar o e-mail cadastrado (mailing@…), conforme desmonstrado na imagem a seguir:
Após enviar um e-mail de teste para esse remetente, descobri que o endereço de e-mail não existia.
- 2 – Criar e-mail:
Como o e-mail não existe, será necessário criar uma conta no administrador do provedor de e-mail (no meu caso, Microsoft 365) e adicionar uma licença.
- 3- Ativar e configurar o SMTP no WordPress:
Passo 1: Instale e ative o plugin escolhido através do painel de administração do WordPress clicando em Plugins -> Adicionar novo
Pode estar sendo solicitado a atualização ou instalação. Como eu já tinha feito a instalação, no meu apareceu Ativo (seta azul).
Passo 2: Em pesquisa de plugins digitar: SMTP.
Escolha um plugin SMTP: Existem diversos plugins disponíveis no repositório do WordPress, como WP Mail SMTP, Easy WP SMTP, entre outros. Escolha o que melhor atenda às suas necessidades.
Passo 3: Após instalar, clicar no plugin que você instalou (WP Mail SMTP). Configure as opções do plugin inserindo as informações fornecidas pelo seu provedor de e-mail, incluindo servidor SMTP, porta, tipo de criptografia (SSL/TLS), nome de usuário e senha.
Clicar em iniciar o assistente de configuração
No campo Mailer, você precisará selecionar a opção Outro SMTP.
Cada provedor de e-mail requer configurações SMTP ligeiramente diferentes.
Depois de selecionar Outro SMTP como seu mailer, uma nova seção aparecerá com configurações SMTP adicionais para você configurar.
- Servidor de SMTP: Cada provedor de e-mail requer configurações SMTP ligeiramente diferentes. No caso do outlook o servidor de SMTP é: smtp.office365.com
- Porta SMTP: A porta que seu provedor usa para conexões SMTP.
- Autenticação: ativa ou desativa a autenticação. A maioria dos provedores exige que ele esteja ativado.
- Nome de usuário SMTP: Seu endereço de e-mail.
- Senha SMTP: Senha do seu E-mail.
Ativar e configurar o SMTP dentro do painel do WordPress e criar um e-mail mailing são passos essenciais para garantir que suas mensagens sejam entregues de forma confiável e eficiente. Com as configurações corretas, você pode aproveitar ao máximo as funcionalidades de comunicação do seu site WordPress e manter seus usuários informados. Seguindo os passos fornecidos neste você conseguirá configurar essas opções de maneira fácil e rápida. Espero poder ter ajudado com este artigo.
Parabéns Wesley. Todo negócio bem estruturado, prospera! Vamos por mais!
Obrigado, Rodnei! Vamos continuar trabalhando para prospera ainda mais.