Conheça o Planning Poker: uma ferramenta colaborativa de estimativa

Com o desenvolvimento da tecnologia e sua continua mudança, a forma de planejar projetos teve que se adaptar, esse método de desenvolvimento ágil usa uma visão iterativa de entrega incremental que melhora a entrega de valor aos usuários de forma rápida e contínua, enfatizando a maximização as necessidades do usuário. Priorizando a entrega, muitas empresas começaram a tentar usar abordagens ágeis ou híbrido de ágil, com a pretenção de prever as mudanças do projeto e de mercado, aumentar a resistência ao risco e aumentar a possibilidade de sucesso do projeto.

Para cumprir prazos, promessas e maximizar o valor a metodologia ágil se tornou gradualmente a estrela brilhante entre muitos métodos de trabalho. A entrega dentro do prazo é crucial nos métodos ágeis, e visando garantir a pontualidade, é necessário ter um meio eficaz para avaliar o esforço e tempo feito. O desenvolvimento ágil possui muitas ferramentas e métodos para avaliar o tamanho das histórias visando ajudar a equipe a selecionar o tamanho apropriado do trabalho em uma tarefa. Existem muitas ferramentas e métodos para estimar a força de trabalho, nesse artigo vamos nos aprofundar em um dos termos mais queridos dos gestores de projetos, o poker planning.

O que é poker planning?

Poker de planejamento (Planning Poker), também conhecido como pôquer de estimativa ou pôquer de agilidade, é um dos métodos de estimativa de trabalho comumente usado no agile. As cartas do poker planning não são as cartas de pôquer convencionais que costumamos ver, ele é composto por cartas marcadas com números e símbolos.

O poker planning é na verdade bem semelhante a jogar pôquer, baseado no princípio de estimativa de Delphi, permitindo que os membros da equipe aprendam mais sobre o trabalho que precisa ser feito e estimem rapidamente esforço necessários no menor tempo possível.

Comumente o jeito de utilizar o planning poker difere de empresas para empresa ou mesmo de uma equipe para outra. Existem alguns consensos, e muitas divergências quanto ao como aplicar essa metodologia ágil, em resumo todas as regras, meios e formulas citadas, não precisam ser seguidas a risca, afinal “A melhor ferramenta é aquela que faz o seu trabalho”.

Significado das cartas

O zero significa que a história não precisa ser feita.

Os cartões numéricos são equivalentes a pontuação da história.

O sinal de infinito ∞ significa que a história é muito grande para ser estimada, caso for a opinião de todos, o PO precisa dividir a história do usuário em várias pequenas histórias de usuário para facilitar a estimativa.

O ponto de interrogação é usado para expressar dúvidas e falta de clareza sobre a história.

A xícara de café é usado quando o time precisa de uma pausa.

Modelos de cartas

Mountain Goat: 0, 1/2, 1, 2, 4, 5, 8, 13, 20, 40, 100, ?, ☕️

Fibonacci: 0, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34, 55, 89, ?

Sequential: 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, ?

Playing Cards: A♠, 2, 3, 5, 8, 👑

T-Shirt: XL, L, M, S, XS, ?

Fluxo

Como ponto de partida, primeiro é selecionado uma história comum ou familiar como base de comparação, assim fica mais fácil avaliar outras histórias usando-a como base da comparação.

A seleção dessa história base deve ser moderadamente pequena, mas não absolutamente pequena, para que a estimativa possa ser o mais precisa possível.

Ao selecionar um item que precise ser estimado, é feita sua leitura e explicação, após isso, é aberto para perguntas à todos os presentes com o intuito de esclarecer possíveis dúvidas de qualquer natureza, seja ela técnica, execução ou mesmo sobre a regra de negocio aplicado em relação ao item, normalmente esse etapa é realizada pelo criador da tarefa ou pelo PO.

Depois que todas as dúvidas sobre o item forem sanados, cada membro da equipe de desenvolvimento tem o mesmo baralho de cartas, o PO e SM não precisam necessariamente participar. Ao jogar uma carta, ela não deve ser de conhecimento publico, as cartas só deveram ser reveladas após todos os participantes jogarem suas cartas.

Após as cartas serem publicas, pergunte aos membros da equipe com números mais baixos ou mais altos para explicar sua posição e, em seguida, abre-se a concordância da melhor estimativa, que por sua vez pode ser tomada em consenso entre os participantes, ou jogando mais uma ou duas rodadas.

Ao obter três números consecutivos, independentemente do tamanho, abre-se o debate da pontuação. Quando todos as cartas tem o mesmo valor, então à concordância do valor estimado como ponto da história.

Muitas vezes a estimativa de um item pode ultrapassar o período previsto da entrega, sendo necessário a reformulação e divisão do item em partes menores, podendo dividir entre mais membros e caber dentro do tempo útil estipulado.

Abaixo segue uma pequena lista de sites que permitem a utilização do método:

Sobre Nicolau 18 Artigos
Fuçando o desenvolvimento de software desde 2013, sou da turma do código aberto, vivo pesquisando e garimpando a segurança na web. Sommelier de sucos e chocólatra de carteirinha. Hic svnt dracones.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*