Revisitando as 5 Principais Tendências de Design de 2023

O Behance vem sendo há muito tempo a melhor rede social para se inspirar na hora de criar um novo design, seja de qualquer espécie. Lá você pode encontrar de tudo um pouco: Desde design gráfico e ilustrações, até UI/UX, arquitetura, artesanato e muito mais.

O ano de 2023 está acabando e a plataforma fez uma lista das 5 maiores tendências visuais que cativaram e alavancaram toda a comunidade criativa, e é isso que eu quero apresentar para vocês hoje.

1 – O Sobrenatural

A linha entre o real e o surreal fica cada vez mais tênue nesse estilo: Formas, fotografias abstratas, renderizações em 3D, tudo acaba por nos hipnotizar e se fazer presente em diversos lugares. Combinando elementos é possível misturar o familiar com o estranho, o bonito com o assustador, e criar um design totalmente novo.

O objetivo desse tipo de arte é fazer com que o expectador repense seus conceitos e tirá-lo da zona de conforto. É um tipo específico de arte em que seu uso se abrange bastante, podendo ser visto em apresentações empresariais e galerias de arte, mantendo sempre o mesmo intuito: Brincar com a sua imaginação e percepção.

2 – Púrpura (Periwinkle)

Púpura em si é a própria tendência: uma cor que exala calma e tranquilidade. É uma cor marcante que por si só esteve presente em diversos projetos de identidade visual, fotografia e 3D ao longo do ano.

Geralmente o roxo é frequentemente a criatividade e ao luxo, porém o Púrpura, é uma mistura sutil entre o Azul e o Lavanda, o que cria um aspecto de ternura e carinho nos designs que levam esse estilo.

É um tom pacífico que contrastou muito com tudo o que aconteceu no ano em diversas esferas politico-sociais do planeta, e por isso foi alavancado em diversas áreas do design ao redor do mundo em 2023.

03 – Ilustrações Rabiscadas

Um tema recorrente que foi extremamente visualizado e benquisto no design gráfico, foi o uso de ilustrações orgânicas, muitas vezes, rabiscadas de fato. Essas ilustrações nos trazem uma sensação de acessibilidade e brincadeira, sempre acompanhados de letras arrojadas e elegantes.

Claro, não são apenas desenhos atrelados a marcas: existe todo um estudo de composição que acompanham uma direção artística para que cada elemento encaixe perfeitamente e cause o impacto certo. Muitas empresas abraçam a informalidade nesse estilo, mas sempre com profissionalismo, nunca é nada jogado ou sem propósito.

As pessoas se sentem atraídas por esse tipo de marca devido ao paralelo subconsciente que fazem com a sua própria infância: Antes, desenhos com muitas cores e formas, agora vistas de forma mais sóbria e monocromática carregado de significado e muitas vezes incentivando o consumo em um mundo mais adulto.

4 – Estilo Groovy

Tendências de moda sempre são cíclicas e 2023 foi um ano onde o passado voltou à tona com o Groovy. O estilo dos anos 70 nunca esteve tão vivo quanto nesse ano, e essa identidade visual foi vista em diversos projetos artísticos. O que você vê quando olha pro jeito Groovy de ser? Confiança, carisma, alegria e muita diversidade.

A nostalgia move montanhas em diversas áreas da vida, e no design não seria diferente: Até quem não viveu essa época aprecia sua estética e boa vibração, emulando isso em projetos que pudemos apreciar ao longo desse ano.

Buscando sempre o menos convencional, porém mais honesta e humana, tornando divertido o processo de criar e até mesmo, apreciar.

5 – Bloco de Cores

O Minimalismo ainda vive! Com as cores blocadas, é possível criar visuais incríveis e composições arrojadas. Sempre vibrante e apelativo, essa tendência de design realça harmonia e carinho entre tons e formas.

Muitas vezes, as cores são o que temos de mais forte em um design de marca, e atrelar isso com o moderno e carismático é o que muitas empresas buscaram em 2023.

A Intenção é sempre a mesma: usar essa abordagem mais fluida e exploratória com cores para chegar a composições e, consequentemente, em designs mais dinâmicos.

Veja os principais projetos do behance de 2023!

Muito obrigado por acompanhar até o fim e, caso tenha interesse, comente aqui no 4future qual delas te chamou mais atenção e o que você espera para 2024!

Sobre Renan Sousa 1 Artigo
Diretor de Arte, Brand Designer e UI/UX Designer

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*