
Breve explicação….
Atualmente possuímos 3 tipos de frequências para uso Wirelles: 2,4, 5 e 6 hz (esta ainda não tão popular.
A frequência 2,4 ghz é muito concorrida e “poluída” tanto por questões de concorrência na frequência (micro-ondas, telefone sem fio,bluetoth) tanto quanto a disponibilidade de canais e largura de banda para transmissão de dados.
Abaixo segue uma matéria ref. as frequências 2,4 e 5Ghz:
Rede WiFi – 2.4 Ghz ou 5 Ghz, qual frequência utilizar? – 4Future
A imagem abaixo, faz uma analogia bem simples em relação a diferença de largura de banda e velocidades de redes 2.4 vs 5Ghz:

Redes 5Ghz ou superior, possuem uma maior largura de banda e assim mais canais disponíveis para acesso, garantindo assim uma grande melhora na conexão de dados embora a potência do sinal seja menor que a de 2.4GHz.
Mas… o que é Band Sterring?
Simplificando… É um recurso de direcionamento de frequência para que os dispositivos clientes, recebam preferencialmente conexões em 2,4 ou 5Ghz garantido assim uma conexão mais rápida e estável.
Geralmente configuramos preferência para 5Ghz tanto para melhoria de conexão do dispositivo e “desafogar” a saturada conexão de 2,4GHz deixando para dispositivos que não sejam dual-band.
Observações:
- Este recurso só pode ser ativado se o SSID (2,4 ou 5 ghz) possuir o mesmo nome
- Chipsets antigos mesmo sendo dual-band, podem não receber corretamente conexões 5Ghz com o Band Sterring ativado.
- Por possuir uma menor potência no sinal 5Ghz, alguns dispositivos continuarão na rede 2,4 se estiver longe do AP.
Como ativa-lo?
Abaixo exemplo de como ativa-lo em uma controladora Ubiquiti>
1 – Após logon na controladora, em configurações do site e habilitar recursos avançados:

2 – Após, entrar na configuração do AP, propriedades e abaixo, BAND STERRING

Veja que temos opções de:
Balanceado = instrui o AP e fazer um balanceamento de todos os clientes em ambos os rádios 2G e 5G útil com muitos clientes novos. Neste caso é provável que todos conectem na 5Ghz
Prefer 5G = Recomendado para forçar o cliente a ser conectado nesta banda fazendo que o AP entregue sinal 5GH deixando a banda 2GHz apenas para dispositivos compatíveis apenas com ela.
Desligado/Off = quando não ativado, observe na imagem a quantidade de dispositivos conectados na rede 2,4 no canal 1, deixando a saturada.
Atualmente já podemos encontrar este recurso disponível em alguns dispositivos domésticos com menos opções em relação ao Ubiquiti que é um equipamento corporativo.
Abaixo exemplo de um Roteador Doméstico ZTE

Conclusão:
Devido a alta demanda do uso de internet para todos os cenários da realidade, cada vez mais utilizamos dispositivos móveis; sabemos que conexões sem fio, possuem menor estabilidade em relação a conexões via cabo.
Este recurso chegou tanto para melhoria de conectividade sem fio, tanto para “poupar” recursos do Acess Point pois direciona e faz um balanceamento de frequências de sinais para melhor conectividade dos dispositivos.
1 Trackback / Pingback