A arte de ter (ou não ter) processo

Quando falamos em Gestão, muitas coisas são englobadas nesse papel, e processo é uma delas. Mas afinal, o que é processo, e por que ele é tão importante na Gestão?

E vamos de dicionário: processo. Nome Masculino, significa: Método, Sistema, Modo de fazer alguma coisa. Conjunto de papeis relativos a um negócio, Demanda, ação. E por aí vai.

Quando um gestor é contratado para uma empresa, ele precisa entender que não existe um mar de rosas, com todos os processos definidos, e rodando perfeitamente, e isso são em todas as empresas, por que se existisse, ele não precisaria ser contratado, certo?

O papel da gestão vai muito além de propor ideias de melhorias para uma organização, e sim de perceber a dor do ambiente, propor soluções de melhorias e aplicá-las. A gestão não é apenas processo, essa no meu ponto de vista é a parte mais facil da história. Um gestor não vai criar apenas um processo de uma GMUD, ou pensar em um gráfico supercolorido de como aplicar as ações, um gestor precisa pensar em como fazer as ações, e qual o impacto delas no dia a dia.

Processo, processo e mais processo. Como fazê-los funcionarem? O primeiro passo é medir o que vc consegue entregar, com qual braço você consegue entregar. Lembre-se que antes de fazer qualquer coisa, é preciso saber quem vai fazer. E o impacto daquilo não apenas no seu setor, mas na empresa toda.

Um outro ponto são as pessoas. O maior desafio do gestor é mudar algo que sempre foi feito da mesma forma. É muito mais facil um atendimento pelo Whatshapp, do que criar todo um processo para abertura de um chamado. E isso é tanto para o solicitante, do que para quem vai atender.   Baseado nisso, o gestor tem mais um desafio, trazer essas pessoas para o lado dele, e mostrar que um processo por mais que possa ser chato, resolve futuros problemas depois.

A pergunta que vale R$1.000.000,00. Como trazer as pessoas para o seu lado? O primeiro passo é escutar, o segundo é ser escutado. Não adianta implantar uma rotina de atividades diárias, se você não sabe como é o dia a dia da sua equipe. Após entender como funciona o dia a dia de cada um, mostre a importância desse novo procedimento. E acompanhe. Mostre periodicamente o funcionamento do processo que você implantou, os resultados positivos, e se tiver negativos mostre também. É importante que fique claro para eles que você também erra. E Lembre-se que as pessoas são a chave do sucesso de uma organização.

Depois que você conseguir trazer as pessoas para perto de você, implantar qualquer coisa fica mais facil.

Uma dica que eu posso te dar. Sempre que você chegar em um lugar novo, pensem em esperar bagunça, caos e tudo fora de ordem, por mais que quando você chegar esse não seja o cenário. Assim você já está preparado para o dia a dia. Lembre-se também que você foi contrato para resolver, e para se resolver algo o processo tem que ser contínuo.

Sobre Bianca Dezorzi 86 Artigos
Pós Graduada em Gestão de T.I, estou sempre aprendendo e consumindo conteúdos de Gestão. Atualmente sou Customer Success Manager na BNP e coordeno uma poderosa Central de Serviços. E nas horas vagas? Amo passear na natureza com meus cachorrinhos.

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