IA E MACHINE LEARNING EM GESTÃO DE TI

Aproveitando nossa lista de artigos relacionados a Gestão, e o ensejo da IA, hoje falei sobre como unir esses dois temas, juntamente com Machine Learning, para melhor e tornar mais fácil o trabalho de gerir.

               Para um gestor tomar uma ação, ele precisa antes de tudo analisar dados. A análise de dados não é algo que deve existir só na TI, e sim em qualquer ramo de atividade. Afinal, é através de dados que se forma um negócio.  Você já pensou usar o Machine Learning e a IA para analisar grandes dados, seja do seu sistema, da sua infraestrutura e usá-los para tomada de ação? Com esses dados, é possível identificar tendencias, e até mesmo melhorias.

               E quando falamos em Automatização, falamos em ITIL, e tantas outras metodologias que recomendam a automação nos processos. E essa recomendação não é à toa. Usar Machine Learning e IA para automatizar tarefas do dia a dia, é massa. Sempre que você automatiza um processo, você tira um funcionário de TI para fazer outra coisa, e resolver demandas que a IA ainda não é capaz; (Pelo menos eu acho que ainda não é rs).

               Agora lembra daquele suporte via WhatsApp que você recebeu com excelência em alguma empresa? Já pensou que a possibilidade de ser uma assistente virtual baseada em IA lhe atendendo, é gigante? Pois é mais provável do que você pensa. É possível treinar uma assistente virtual, e integrar com sua ferramenta de comunicação com seu cliente. Com o tempo, o tipo de atendimento fica tão real, que em alguns casos é difícil saber se você fala com um humano, ou com uma IA. E sabe qual a melhor parte disto? A IA segue padrões de fala e escrita. Se você precisa de algo mais profissional, que deixe seu cliente confortável, ela dará esse tipo de atendimento. Já se você precisa de algo mais informal, ela também pode lhe ajudar com isso.

               Porém, a IA não é capaz de fazer apenas isso. E quando falamos de Gestão, esse artigo pode ir longe. Mas um tópico muito importante, e que precisa ser implantado com urgência, é a análise de falhas. Você sabia que apenas analisando dados históricos do seu ambiente, a IA juntamente com o Machine Learning é capaz de prever falhas e aplicar até correções? Em alguns é possível evitar uma parada brusca na sua empresa, pois a IA e o Machine Learning conseguiram prever uma “tragédia” e te alertou antes do ocorrido.

               Antes de terminarmos esse artigo, precisamos lembrar que nem tudo são flores. Não é só implementar uma IA e uma Machine Learning, e esperar que tudo funcione. Além de todos os custos envolvidos, para que ambas funcionem bem, existe todo o processo de treinamento delas com a sua demanda. E treinamento leva tempo, e recursos.

Sobre Bianca Dezorzi 86 Artigos
Pós Graduada em Gestão de T.I, estou sempre aprendendo e consumindo conteúdos de Gestão. Atualmente sou Customer Success Manager na BNP e coordeno uma poderosa Central de Serviços. E nas horas vagas? Amo passear na natureza com meus cachorrinhos.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*