5WH2 -O QUE É?

E não é atoa que a Gestão é algo que vem sendo utilizada ao longo da história. Ela vem em processo de se reinventar desde a Revolução Industrial, no século XVIII.  De lá para cá, novas metodologias e maneiras de se aplicar a gestão, foram surgindo.   Tais como ferramentas que podem auxiliar um gestor, também apareceram. Hoje iriei falar um pouco sobre a ferramenta 5W2H.

A ferramenta 5W2H é responsável por transformar as ações em práticas, com toda a estruturação que uma ação necessita. Ela indica quais as atividades, os prazos, e as responsabilidades de cada um que está envolvido no determinado projeto.

A ferramenta 5W2H é dividida em 7 elementos, que nada mais são que 7 perguntas que uma pessoa precisa responder, para ter o direcionamento correto daquilo que está querendo realizar.

  1. What (O quê?):  Aqui é onde é falado do projeto. Normalmente os detalhes com um resumo simples do que é. Assim, qualquer pessoa de fora saberá do que se trata.
  2. Why (Por quê?): Qual o propósito para que isso seja feito. Aqui é possivel convencer quem está de fora, a usar tempo e dinheiro para investir na ideia.
  3. Where (Onde?): O projeto vai ser feito dentro da sua empresa? Em uma unidade, para um cliente? É algo para redes sociais apenas? Se sim, em qual? Use esse ponto para passar qual a estratégia que será colocada em prática.
  4. When (Quando?): Em projetos, tudo precisa ter uma data de início, e uma data de fim. Nesta etapa se define o que deverá ser feito em cada etapa, e o tempo.
  5. Who (Quem?): Etapa usada para definir quem vai fazer o que. Cada etapa deve ter um responsável. E todos devem saber exatamente o que cada um deve fazer nessas etapas.
  6. How (Como?): Etapa onde é inserido os meios que irão ajudar a conclusão dela. Qual caminho será seguido para a execução, e por aí vai.
  7. How Much (Quanto?):  Sabe aquele momento que você precisa apontar os custos para o gestor? Ou até mesmo as horas que sua equipe irá usar para esse projeto? Então, é aqui que falamos disso.

Segue 2 exemplos de matriz 5WH2. Um para a área de TI, e outro para a área de administração. Assim é possivel verificar como se aplica em cada área.

Benefícios do 5W2H

                Um dos benefícios que logo de cara é visto, é a simplicidade. Por ser bem objetivo e simples, acaba sendo bem aceito no mundo corporativo. Não precisa de um sistema avançado para usá-lo. Uma planilha no Excel, já está de bom tamanho.

                O outro benefício mais notado, seria a clareza nas atividades e direcionamento nítido de cada coisa. Todos conseguem saber o que cada um está fazendo. As datas, custo e tudo o que pode estar envolvido.

                Espero que tenham gostado do artigo, e depois me contem se vocês já utilizaram essa ferramenta na sua empresa.

Sobre Bianca Dezorzi 92 Artigos
Pós Graduada em Gestão de T.I, estou sempre aprendendo e consumindo conteúdos de Gestão. Atualmente sou Customer Success Manager na BNP e coordeno uma poderosa Central de Serviços. E nas horas vagas? Amo passear na natureza com meus cachorrinhos.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*