Aproveitando nossos últimos artigos relacionados a Gestão de T.I, hoje irei falar sobre as ferramentas que auxiliam um gestor a distribuir e organizar melhor suas tarefas, afim de facilitar aquilo que ele precisa fazer de melhor: Gerir equipes, empresas e projetos.
Pode parecer para alguns um assunto um pouco obvio, pois é de se pensar, um gestor sabe qual ferramenta usar, onde realizar as tarefas, aliás, quando se vira um gestor em uma empresa, a empresa já possuí alguma ferramenta de gestão, pois o cargo já existia, e já deve estar estruturado. Bom, não é tão fácil assim.
Uma prova disso, é a pesquisa retirada do Google Trends nesse momento, que releva a quantidade de pesquisas feitas para a Frase: “ Ferramentas de Gestão”, nas ultimas 24 horas. Ao detalharmos o gráfico, percebemos que em uma determinada hora do dia, a pesquisa atingiu cerca de 100 pesquisas ao mesmo tempo, porém essa determinada hora ocorreu no período da madrugada.
Baseado nessa necessidade, elaborei um compilado de ferramentas, no qual eu já havia tido conhecimentos em cursos que realizei, afim de ajudar a galera que ainda está na duvida sobre elas.
Gerenciamento de projetos
Todo o Gestor acaba em algum momento esbarrando nessa necessidade. Seja pela ferramenta que usa não o atender, ou até mesmo por não ter nada sobre isso implantado em seu ambiente. Dentre as ferramentas disponíveis, estas são as mais usadas: Trello, Asana, Jira e Monday.com.
Com elas é possível planejar seu projeto, acompanhar o andamento das tarefas, delegar as tarefas as pessoas especificas, e acima de tudo, gerar um bom reporte ao seu cliente.
Colaboração e Comunicação
Nessa lista de extrema importância, temos o Microsoft Teams, Slack, Zoom e o Discord. Com elas é possível criar grupos específicos para cada setor, agendar reuniões, apresentar andamento de demandas de uma equipe home office, e diversas outras funções. O trabalho home office, fica “cara a cara” por aqui.
Monitoramento de Redes
Essa é mais uma da relação de extrema importância, pois aqui você monitora seu ambiente, o do seu cliente, e consegue saber tudo o que está funcionando, ou não. Identificar um incidente antes que ele virá um problema, salvam empresas de paradas bruscas. A comunicação entre equipe, ajuda com que esse monitoramento seja cada vez mais eficaz.
Zabbix, Grafana, Nagios, PRTG, ajudam a equipe a identificar problemas em seus servidores, indisponibilidade de links, alertas de espaço em disco, deixando a equipe mais proativa, ao invés de reativa.
Ferramentas de Gestão de Ativos
A algum tempo atras, planilhas de Excel ainda eram usadas para fazer inventario de ativos, e toda a vez que uma maquina mudava de pessoa, tinha que ser alterada o proprietário de forma manual. E caso não fosse feito, dai vinha o caos. Máquinas perdidas, dentro da empresa eram frequentes, ou até mesmo máquinas que por algum motivo, nunca passaram na planilha.
Com ferramentas como o N-able , Spiceworks e até mesmo soluções embarcadas em ferramentas de chamados, por exemplo, essa dor de cabeça diminui, e muito.
Ferramentas de Registro de chamados
Esse ponto pode parecer clichê, mas você já abriu chamado? Uma das palavras mais usadas pela equipe do suporte, no qual a necessidade de ter o registro é importantíssima, tanto para ele, como para quem esta sendo atendido, possui uma importância maior para o gestor.
Não é possível apenas saber a produtividade da sua equipe, mas também medir incidências, e conseguir prever problemas. A frequência com que a demanda é aberta, ajuda um gestor a tomar decisões importantes.
Milvus e ServiceNow estão na lista das ferramentas mais conhecidas e usadas ultimamente. Com a grande facilidade de os usuários abrirem chamados, é possível documentar tudo, e ter evidências quando necessário.
Ainda é possível aumentar mais e mais esta lista, pois existem ferramentas capazes de atender todos os tipos de necessidades de um gestor. Basta você iniciar entendendo onde esta seu problema, que rapidamente a solução vem.
Parabéns Bianca !
Este é um assunto que parece, somente parece simples. Gerir ou gestar equipes de alta performance é bastantre complexo. Junte a tudo isso o desempenho e características de cada membro da equipe, coloque uma pitada de desafio, pois o cliente só quer o produto, a entrega na ponta. Quer receber.
Importante cada vez mais, olharmos para a gestão braço poderoso do desenvolvimento tecnológico.