Como resetar um AP Unifi de fábrica

Em alguns cenários, pode ser necessário um reset de fábrica em um access point Unifi, e muitas vezes o acesso físico ao equipamento pode ser inviável, irei demonstrar 3 formas simples de se efetuar o reset, quando este for necessário.

1º – Reset Físico

Este normalmente é o mais complicado, pois precisamos ter acesso físico ao equipamento, que em muitas situações pode estar inacessível.

Se o access point estiver ao seu alcance, simplesmente pressione o botão do aparelho até que o led apague.

2º – Reset via controladora

Caso o acesso ao AP fisicamente não seja possível, mas a controladora na qual ele está associado esteja operante, podemos fazer uso desta para o reset.

Acesse o portal da controladora e navegue até a aba Dispositivos.

Clique sobre o AP que será resetado e em seguida selecione configurações, desça a barra de rolagem até Gerir Dispositivos e no campo Esquecer este dispositivo, selecione esquecer e confirme. Com isso, este AP voltará ao estado de fábrica.

3º – Reset via SSH

Caso o acesso ao AP fisicamente seja inviável e este não esteja associado a uma controladora , podemos tentar o reset via SSH. Neste caso precisamos saber qual o ip do dispositivo e o usuário e senha de SSH de acesso, sem eles este método não é possível.

A senha pode ser visualizada dentro do portal da controladora, clicando em configurações.

Dentro de configurações, selecione sítio, desça a página e vá até autenticação do dispositivo, onde Ativar Autenticação SSH deverá estar ativado.

Com o usuário e senha e em posse do IP do equipamento, podemos efetuar o acesso em ambientes Windows via Putty. Com o programa aberto, digite o IP do AP, em porta, deixe 22 mesmo, clique em Open.

Após o acesso ao AP, digite o comando e tecle enter:

syswrapper.sh restore-default


Após isso o AP será resetado de fábrica.

Sobre Jhonathan Chaves 64 Artigos
Amante de novas tecnologias, apaixonado pela família e louco pelo Corinthians.

2 Comentário

1 Trackback / Pingback

  1. Adotar um AP Unifi via SSH em uma rede diferente - 4Future

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*