Modelo OSI e Arquitetura TCP/IP

Modelo Osi

Para que haja comunicação entre os dispositivos na rede interna e/ou na internet, fazemos uso de diversos protocolos de rede.

No início, cada fabricante produzia seus equipamentos com seus próprios protocolos, logo eles somente se comunicavam entre si.

Devido a isso, foi criado pela ISO (International Standard Organization) o modelo de referência OSI (Open Systems Interconnection) que tem como objetivo estruturar a comunicação entre os diversos equipamentos de diferentes fabricantes.

Esse modelo define um total de 7 camadas com serviços segmentados em cada uma delas.

Resumidamente, o modelo OSI tem como objetivos:

  • Facilitar a padronização entre dispositivos e aplicações;
  • Fornecer serviços à camada superior;
  • Efetuar a comunicação somente com as camadas adjacente;
  • Esconder da camada superior os detalhes da implementação efetuados na camada atual.

Abaixo segue de forma resumida a aplicação de cada camada, da mais alta para a mais baixa, como é apresentado ao usuário final.

Camada 7 – Aplicação

É a camada mais alta, responsável pela interação entre o usuário e a aplicação no computador. Tem como função prover acesso do usuário às aplicações instaladas nos computadores. Nessa camada temos diversos serviços de rede, tais como:

  • Serviços de navegação WEB: HTTP e HTTPS
  • Acesso a arquivos em rede: FTP, SFTP e TFTP
  • Serviço de tradução de nomes: DNS
  • Serviços de e-mail: SMTP, POP3 e IMAP
  • Serviços de terminal: Telnet, SSH e RDP

Camada 6 – Apresentação

Essa camada tem como função transformar/traduzir os dados de forma adequada para enviar à camada de aplicação e/ou Sessão, por exemplo:

  • Criptografia e descriptografia dos dados
  • Formatação dos dados
  • Efetuar a compatibilidade entre as aplicações

Camada 5 – Sessão

É a camada que efetua a conexão entre os serviços, verificando a identificação dos usuários mediante as credenciais de acesso como senha, biometria e certificados, estabelecendo os serviços de segurança garantindo que tudo esteja funcional entre o acesso usuário/aplicação.

Camada 4 – Transporte

Recebe os dados da camada superior, quebra em segmentos (TCP)/datagramas (UDP) e os transporta ao destino final, revertendo as informações novamente em dados e entregando à camada de sessão.

Nas camadas 7,6,5 a transmissão de informações é por meio de dados, já na camada 4 são transmitidos segmentos se o protocolo for o TCP e datagramas se for UDP.

Camada 3- Rede

Tem como principal equipamento os roteados, tem a função de transmitir pacotes de um host a outro em diferentes redes, independente do meio, roteando essas informações via um endereçamento lógico até o seu destino final. Não possui garantia de entrega de pacotes em seu roteamento, podendo haver perca de informação mediante problemas encontrados na camada anterior.

Camada 2- Enlace

É onde está presente a conexão entre dois pontos físicos distintos. Sua principal função é fornecer um meio de transmissão confiável para os quadros entre as duas camadas adjacentes.

Possui dois subníveis para comunicação com ambas as camadas, o LLC (Logical Link Control) que faz a comunicação com a camada de rede, e o MAC (Media Access Control) que se comunica com a camada física.

Trabalha com tratamento de detecção de erros, identificando possíveis erros na camada anterior.

Tem como principais componentes os switches e as placas de rede.

Camada 1 – Física

Efetua a transmissão dos bits ponto a ponto, entregando-os à camada de Enlace, seja por meio de cabos ou wireless. É a parte inicial e final da comunicação como um todo, sendo muitas vezes onde estão os maiores problemas da rede.

Aqui é onde se encontram os cabos UTP, conectores, patch panels e os antigos Hubs.

Arquitetura TCP/IP

O modelo OSI é o padrão de referência, mas o modelo que foi de fato implementado e que é utilizado pelos equipamentos é o TCP/IP.

Diferentemente do modelo OSI, a arquitetura TCP/IP é composto por 4 camadas, conforme abaixo.

As camadas 5,6 e 7 do modelo OSI foram mescladas para formar a camada de aplicação do TCP/IP. As camadas 3 e 4 do modelo OSI são semelhantes no TCP/IP, se diferindo entre a nomenclatura Rede/Internet. Já as camadas 1 e 2 do modelo OSI foram unidas para formar a camada de Acesso à Rede ou Acesso ao Meio.

Sobre Jhonathan Chaves 61 Artigos
Amante de novas tecnologias, apaixonado pela família e louco pelo Corinthians.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*