Como criar faixa etária no Power BI com Tornado Chart

Certamente em algum momento você precisará lidar com uma base de dados com muitas informações. Conseguir apresentar essas informações de maneira clara e objetiva em um gráfico pode parecer uma tarefa um pouco difícil. Isso pode acontecer quando temos uma base de dados com muitas idades diferentes, por exemplo. Com um cenário assim criar um visual com faixa etária no Power BI pode ser um saída inteligente.

Como Criar Faixa Etária no Power BI

Se a sua base de dados possui apenas a informação da data de nascimento o primeiro passo será adicionar uma coluna com as idades respectivas a essas datas. Se você não sabe como adicionar essa coluna, aprenda aqui.

Após a criação de idade criada, será necessária a criação de uma coluna condicional para que a faixa etária seja adicionada. Siga os seguintes passos:

Abra o editor do Power Query do Power BI > selecione a coluna referente a idade > adicionar coluna > coluna condicional.

Será aberta uma janela de condição, na qual, você deverá criar a condição que desejada para a faixa etária de acordo com as idades do de sua base de dados. Veja um exemplo:

Após a apetar o OK um coluna com faixa etária será adicionada. Agora é só fechar e aplicar as mudanças.

Gráfico de Tornado (Tornado Chart) para representar faixa etária no Power BI

Essa condição pode ser muito bem representada por um gráfico de funil, mas, é possível importar um novo visual para que os dados sejam apresentados de maneira mais interessante.

Neste caso vamos importar o visual Tornado Chart  que vai nos ajudar em nossa representação e alimentarmos esse visual conforme imagem abaixo para vermos que incrível é o seu resultado:

Sobre Janaina Valim 82 Artigos
Como Analista de Dados, minha paixão é desvendar insights valiosos e transformá-los em estratégias de sucesso. Constantemente em busca de novos conhecimentos, minha jornada vai além das planilhas e gráficos. Fora do mundo dos dados, sou uma apreciadora entusiasta de vinhos e cervejas, sempre em busca de novos sabores e experiências.

1 Comentário

  1. Oi, boa tarde!

    Ajudou muito o artigo sobre o gráfico!

    Como faço para deixar as faixas etárias em ordem crescente? Da faixa mais nova para a mais velha?

    Agradeço

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*