Terceirização de T.I. e suas vantagens

Olá pessoal, tudo bem? Esse é mais um post não apenas relacionado a gestão de t.i, mas também a negócios. Você que é dono de uma empresa de qualquer ramo de atividade, já pensou sobre as vantagens de terceirizar sua T.I?

São muitas as vantagens de passar a administração da sua T.I. para alguma consultoria. Irei mencionar a seguir alguns pontos que irão te ajudar a tomar essa decisão.

Mão de Obra Qualificada.

Quando você contrata uma empresa para administrar seu ambiente de T.I., ela vai verificar tudo o que é possível e o que precisa de mais urgente melhorar. E isso a um custo muito menor a longo prazo, do que se você tivesse um funcionário apenas para isso.

Vamos imaginar o cenário: Você precisa com muita frequência realizar manobras que precisam ser feitas em servidores. Ex: Criação de usuários no AD, distribuição de DCHP, permissionamento de pastas, entre outras coisas simples do dia a dia. Pode parecer simples para quem já trabalha com isso diariamente, mas e o conhecimento que esse profissional precisou adquirir para realizar essas tratativas? Afinal, não é só criar usuário, liberar permissão, e se você tiver algum problema nas distribuições de IP, problemas com AD, você precisa de um profissional que resolva isso, e não pode ser uma pessoa que acha que vai resolver o problema, precisa ser alguém que tenha certeza de como resolve, e dependendo do tamanho do problema, precisa ser rápido.

Aí você pensa, maravilha eu contrato alguém qualificado e está resolvido meu problema. Pois bem, se você tiver muito dinheiro para investir nesse profissional, então realmente está. A pessoa que você vai encontrar qualificada para isso, não vai ter um salário baixo, se aceitar qualquer coisa, desconfie. A pessoa desse cargo precisa ganhar bem, afinal Administrador de Redes não é um cargo nada fácil, e se a pessoa ganhar pouco, não fica na empresa. Também temos outro ponto a se levar em consideração. Você pode até pagar bem, mas se essa pessoa não costuma ter desafios do cargo que trabalha com frequência, ela se desanima e vai embora. Afinal, o custo do conhecimento prático que ela está perdendo em não usar seus estudos com frequência, a longo prazo sairá mais caro para ela.

Quando você contrata uma consultoria em T.I, ela fica responsável por buscar profissionais qualificados, e pagar o devido valor desse custo mensal a ele. Em uma empresa de consultoria, a quantidade de desafios que esse profissional terá diariamente, irá motivá-lo a estudar e buscar sempre mais, o que é bom para a empresa que você terceirizou seu T.I e para você. A empresa de consultoria terá uma boa equipe para resolução de problemas, e você a certeza de que os melhores estão te ajudando, no caso do seu funcionário próprio, se ele não souber resolver, aí é um problema.

Compliance e boas práticas

Nada melhor que uma empresa qualificada para lhe dizer o que está certo ou errado dentro do seu ambiente. Já pensou passar por uma auditoria da Microsoft e descobrir que seu servidor está com licença irregular? Aí você se pergunta como isso é possível, se eu comprei licença? Acontece que seu funcionário achou que a versão Windows Server 2012 que você comprou licença, era desatualizada, e resolveu migrar seu servidor para um Windows Server 2016. Cadê a licença dele, que você nunca comprou? Tabom, fui longe demais! Como o rapaz vai migrar um servidor e ninguém vai perceber? Exagerei no exemplo. Vou tocar em um ponto muito mais comum. Você pediu a o carinha da T.I da sua empresa, para comprar 10 computadores novos. Ainda disse que estava com a verba baixa, assim você evita que ele compre uma máquina de 10 mil, porque acha boa. Aí o carinha vai na loja, ve que o Windows 10 Pro está caro, quer cortar custos e comprar tudo Home, afinal ele da um jeito depois. Ai ele dá o jeitinho brasileiro dele, e instala Windows 10 Pro em todas as máquinas que antes eram home. Problema resolvido? Não! Cadê a licença original? Não tem! Imagina em uma auditoria da Microsoft. Você tem 10 licenças Windows Home, e as máquinas estão com outra versão. Terá que se regularizar. E rápido!

Quando você contrata uma consultoria em T.I., isso não acontece. A empresa que você contratou jamais vai instalar sistemas falsos no seu ambiente. O que te previne de possíveis problemas judiciais. Claro, não contrate uma consultoria de esquina, contrate uma empresa renomada, assim como a BNP. Você não terá dores de cabeça.

Férias e ausências de funcionários

Já pensou se você tem apenas 1 funcionário de T.I e ele pega covid? 14 dias afastado, como fica e sua empresa em 14 dias? Você consegue se virar sem T.I em 14 dias? Se conseguir ótimo, não esqueça que esse funcionário também precisa de 30 dias de férias remuneradas no ano, e ele pode te deixar na mão naquele dia de virada de sistema importantíssimo para a sua empresa, porque ele acordou com dor de cabeça e achou melhor ir ao médico e fazer repouso. Você faz como agora? Pois é, difícil né?

Se você tem uma consultoria contratada de T.I. esse problema não é seu. A empresa deverá ter um profissional substituto para atender a demandas, cobrir férias e tudo mais que possa acontecer. O que evita problemas e dores de cabeças a você.

Dá para ficar horas e horas falando sobre esse tema, afinal os benefícios são muitos. Mas aí o post fica grande e você não lê. Então, pare de ficar ai pensando nas possibilidades do que pode ou não acontecer, entre em contato conosco e feche essa parceria conosco. Você dará novos ares a sua empresa.

Abraços e até o próximo post 😉

Sobre Bianca Dezorzi 83 Artigos
Pós Graduada em Gestão de T.I, estou sempre aprendendo e consumindo conteúdos de Gestão. Atualmente sou Customer Success Manager na BNP e coordeno uma poderosa Central de Serviços. E nas horas vagas? Amo passear na natureza com meus cachorrinhos.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*