Funcionamento do DHCP na LAN

Fala rapaziada. Tudo na paz?

Hoje vim falar um pouco sobre o funcionamento do protocolo DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol) dentro de uma rede LAN.

Cada host em uma rede LAN necessita ter um endereço IP privado único dentro da rede interna. Imagine uma rede LAN onde você tenha mais de 150 hosts, e precise controlar os endereços manualmente em cada Host,  além do trabalho que você teria de configurar IP por IP nos hosts, o trabalho para manter o controle dos IPs, a chance de cometer um erro como duplicação de IP seria grande.

Essa distruição com o uso do protocolo DHCP, ficará bem mais simples e prática, pois você irá configurar um pool de endereços no servidor DHCP e o servidor irá cuidar do controle e da distruibuição desses endereços.

Exemplo de configuração do pool de endeços:
– Começo do Range: 192.168.1.50
– Final do range: 192.168.1.250
– Máscara de Sub-rede: 255.255.255.0
– Servidor DNS: 192.168.1.10
– Lease Time (minutos): 43800
– Gateway Padrão: 192.168.1.254

Com essas configurações usadas no exemplo, o DHCP irá realizar a distruibuição dos endereços entre o host de forma automática e distrubuirá do endereço 192.168.1.50 até o 192.168.1.250.

Para que essas configurações sejam feitas, precisamos de:

Clientes DHCP – hosts que irão receber o ip ex: computadores, impressoras, etc.
Servidor DHCP – Equipamento que realizará a distribuição dos ips, ex: Servidores, Firewalls, Roteadores.

A distribuição funciona da seguinte forma…

O Cliente DHCP, manda uma mensagem chamada DHCP DISCOVER, nessa mensagem ele enviará um broadcast* a procura de um servidor DHCP.

O Servidor DHCP, ao receber a mensagem do cliente, irá realizar uma oferta de endereço para ele através do DHCP OFFER, uma mensagem enviada via unicast*.

Caso o cliente esteja de acordo com os endereço oferecido, irá enviar para o servidor o DHCP REQUEST, solicitando a entrega do endereço, novamente via broadcast.

O Servidor ao receber o Request, realiza a entrega do endereço através da mensagem DHCP ACKNOWLEDGMENT, novamente via unicast.

Broadcast*: Broadcast é um endereço lógico. As mensagens enviadas para esse endereço são recebidas por todos os hosts dentro da rede. Por esse motivo, cada rede só pode ter 1 servidor DHCP ativo.

Unicast*:É um endereço lógico criado para apenas um destino, ou seja, a mensagem será enviada direto para o cliente dhcp.

Curiosidade: Se você trabalha com TI, provavelmente já utilizou os comandos ipconfig /release e em seguida o comando ipconfig /renew no cmd de um host com o sistema operacional windows. Mas você sabe o que esses comandos fazem exatamente?

Assim que você utiliza o comando ipconfig /release, você está liberando o endereço atual fornecido pelo dhcp.

O ipconfig /renew, faz uma nova requisição de endereço, enviando um DHCP Discover e passando por todo processo citado a cima.

Então esse conjunto de comandos serve para renovar o endereço do host.

Bem, é isso pessoal, espero que tenham gostado e até um próximo post.

Sobre Vitor Prado 37 Artigos
Nascido e criado nas periferias de Diadema-SP, encontrei no estudo e no conhecimento uma forma alternativa de enfrentar os desafios da vida, apesar das muitas barreiras colocadas no caminho.

1 Trackback / Pingback

  1. Por que as startups optam pela nuvem ? - 4Future

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*