Tipos de Feedback: 180, 90 e 360 graus – Qual a diferença e como usá-los com exemplos

Tipos de Feedback: 180, 90 e 360 graus – Qual a diferença e como usá-los com exemplos

Dar e receber feedback é essencial para o desenvolvimento de profissionais e equipes dentro de uma organização. Porém, nem todos os feedbacks são realizados para a mesma situação ou até a mesma finalidade. Neste artigo, falo um pouco sobre os principais tipos de feedback, que são eles:  90 graus, 180 graus e 360 graus, suas especificações e como usá-los.

Feedback 90 graus

O mais usado e simples de todos. Ele é apenas entre gestor e colaborador, conhecido como feedback de cima para baixo. Seu maior objetivo é desempenho e comportamento que o gestor observou durante o dia a dia do colaborador.

Principais características usadas no mercado:

Direto e objetivo.

Frequentemente usado em avaliações de desempenho individuais.

Focado no desenvolvimento de habilidades específicas.

Exemplo de aplicação do modelo:  

Percebi que você tem resolvido as solicitações dos clientes com muita rapidez, o que é ótimo. No entanto, às vezes falta um pouco de empatia no tom utilizado. Vamos trabalhar juntos para equilibrar agilidade com uma comunicação mais humanizada.

É possível perceber que ele é objetivo e transmite a melhoria. Lembre-se:  Feedback nunca pode ser agressivo.

Feedback 180 graus

Diferente do primeiro, nesse o colaborador é avaliado, mas também avalia o líder.

Principais características usadas no mercado:

Inclui uma troca de percepções entre as partes.

Fomenta uma relação mais aberta e de confiança.

Pode destacar tanto pontos fortes quanto áreas de melhoria mútuas.

Exemplo de aplicação do modelo:

Imagina um Gestor aplicando o seguinte feedback no seu liderado.

Gostaria de saber como posso apoiá-lo melhor na execução das suas tarefas. Por outro lado, observei que você tem apresentado excelentes ideias durante as reuniões. Como você se sente em relação à gestão do tempo nos projetos atuais?

Feedback 360 graus

É o mais completo e complexo. Ele envolve diversas perspectivas: superiores, pares, subordinados e algumas empresas abrangem até clientes. O objetivo é ter uma visão abrangente do desempenho e comportamento de um profissional.

Principais características usadas no mercado:

  • Feedback coletado de múltiplas fontes.
  • Fornece uma análise mais objetiva e completa do profissional.
  • Geralmente utilizado em processos de desenvolvimento de liderança e avaliações de desempenho mais estruturadas.

Exemplo prático: Uma líder de equipe recebe feedbacks de várias fontes:

  • Do gestor: “Seu comprometimento com os prazos é exemplar.”
  • Dos pares: “Ela é muito competente, mas poderia compartilhar mais informações durante as reuniões.”
  • Da equipe: “A comunicação é clara, mas sentimos falta de mais feedbacks sobre o nosso progresso.”

Agora você deve estar se perguntando. Qual o feedback ideal para a minha organização? A resposta é depende. Depende da cultura, dos objetivos da empresa, e o que você quer medir.

Agora me conte, qual tipo de feedback sua organização usa?

Sobre Bianca Dezorzi 106 Artigos
Pós Graduada em Gestão de T.I, estou sempre aprendendo e consumindo conteúdos de Gestão. Atualmente sou Customer Success Manager na BNP e coordeno uma poderosa Central de Serviços. E nas horas vagas? Amo passear na natureza com meus cachorrinhos.

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