Aprendizagem trabalhada por Projetos

  • Isso serve para quê?
  • Isso vai ser mesmo útil na minha vida?

Quem nunca fez essas perguntas quando era aluno? E se você é professor, bom, nesse caso… com certeza já ouviu isso muitas vezes!

Mas o que isso tem a ver com o tema deste texto? Muito! Meu objetivo é mostrar uma área em que podemos aplicar essa metodologia. Sim, isso mesmo! Vamos falar sobre como colocá-la em prática dentro de uma escola ou sala de aula.

A educação baseada em projetos é uma abordagem pedagógica que envolve os alunos em uma aprendizagem ativa e prática por meio da realização de projetos relevantes e significativos. Essa metodologia permite que os alunos explorem tópicos de interesse, resolvam problemas do mundo real e desenvolvam habilidades essenciais, como trabalho em equipe, pensamento crítico e resolução de problemas.

Mas por onde começar? Bem, a aprendizagem baseada em projetos tem seus desafios, é verdade, mas pode ser aplicada em pequena escala, por meio de experimentos, e depois ser expandida gradualmente para toda a comunidade. Pode começar como um complemento ao currículo, como organizar um evento cultural, uma feira do livro, desenvolver projetos empreendedores, solução de problemas sociais e tantas outras atividades.

Alguns exemplos práticos para implementar um projeto são o uso de Kanban, um mural com etiquetas coloridas em que cada grupo de alunos é representado por uma cor, e esse mural tem colunas que indicam as atividades a fazer, em execução e concluídas.

Alguns fatores são essenciais para que seja atingido o objetivo proposto:

  1. Pergunta: Comece com uma pergunta desafiadora que não pode ser resolvida facilmente.
  2. Desafio: Apresente o desafio à turma.
  3. Pesquisa: Os alunos devem buscar fontes de informação para se tornarem especialistas no assunto.
  4. Entrega: Os alunos cumprem o desafio e encontram maneiras de colocar em prática o conhecimento e competências adquiridas
  5. Feedback: Todos devem refletir por meio de debates ou rodas de conversas sobre o trabalho desenvolvido
  6. Pergunta inicial: Volte à pergunta inicial e permita que os alunos a respondam agora, com base em suas descobertas.
  7. Avaliação: Aplicar a avaliação por meio de uma prova escrita ou outro tipo de avaliação que achar melhor para os alunos envolvidos

No caderno de práticas da BNCC tem muitas dicas e experiências que podem motivar vocês a aplicar esta metodologia na sua escola.
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/implementacao/praticas/caderno-de-praticas/

Na cidade de Cotia, na Grande São Paulo, há alguns anos, o Projeto Âncora já vem desenvolvendo a cultura da aprendizagem por projetos e se destacando nesse modelo de ensino. Para saber mais, assista ao vídeo:

Projeto Âncora

A aprendizagem por projetos resulta na integração dos objetivos de professores de diferentes áreas e disciplinas, promovendo um ensino interdisciplinar prazeroso e enriquecedor.

As escolas devem proporcionar aos seus alunos que eles sejam capazes de aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a fazer juntos e aprender a ser” (DELORS et al., 1996, p.90).

Sobre Karine Faleiro 4 Artigos
Formada em Pedagogia e pós-graduada em Gestão de Projetos Ágeis, considero-me apaixonada por essas duas áreas que, profissionalmente, me completam. Pode não parecer à primeira vista, mas elas também se complementam. Gosto de desafios e estou sempre pronta para enfrentá-los. Se não sei algo, estou disposta a aprender e tentar fazer acontecer.

3 Comentário

  1. Sensacional! minha esposa é coordenadora pedagógica e está buscando instituições que aplicam modelos pedagógicos “menos tradicionais” para ver como é o dia-a-dia deles para de repente aplicar onde ela trabalha. Já passei pra ela aqui, rs. Belíssimo conteúdo!

    • Obrigada Rodnei, espero que a matéria possa ajudá-la nessa busca por um modelo de aprendizagem que proporcione uma experiência prazerosa para os educadores e educandos!

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