Finalmente chegou o mês de novembro, especificamente o a reta final dele. O comércio já ciente que o trabalhador está pegando a primeira parcela do décimo terceiro e começa a aproveitar essa onda de um dinheirinho extra do brasileiro para fazer campanhas de marketing para aumentar o volume de vendas. Apesar de nossa Black Friday não ser como a dos EUA onde isso é praticamente cultural e muita gente guarda as economias o ano todo para dar uma repaginada nos dispositivos high-techs da casa por um precinho camarada no final do anos, aqui no Brasil ainda é possível aproveitar algumas boas ofertas que aparecem. Como aqui é um blog de tecnologia, vamos obviamente focar no e-commerce. Eu não sei vocês, mas apesar de gostar de ir na loja para ver o produto, pechinchar um bom desconto e já sair da loja com o produto em mãos. O fato de ter que andar de loja em loja conferir os preços e depois pegar uma grande fila no caixa, já me desanima na hora em ter que ir as compras nessa época do anos. Então vamos dar uma olhada sobre maneiras de economizar tempo e dinheiro na web:
Market Place: Aqui é um bom lugar para achar coisas com um preço camarada e boas ofertas. Contudo dê preferência para os mais consolidados no mercado e ofereçam um bom suporte ao cliente. Para o comerciante que não tem condições de investir em um site próprio, aqui é um bom lugar para postar seus produtos e consegue utilizar a própria a própria plataforma para gerenciar pagamentos e estoque. Agora uma dica para o cliente dê preferência em comprar produtos em plataformas já consolidadas que oferecem bom suporte ao cliente e onde o vendedor tenha boas avaliações da plataforma. A exemplo disso podemos citar o Mercado Livre e a Shopee. Recomendo não só por ter prestado serviços em uma delas, mas também tenho conhecidos que trabalham nas duas empresas. Elas oferecem suporte para o cliente e o vendedor na prevenção de golpes na entrega, um serviço de entrega bem estruturado e ágil, ambiente de pagamento seguro e são bem conhecidas no Brasil e no exterior. Apesar de ser oferecido a possibilidade de o cliente negociar diretamente com o vendedor, não faça isso em hipótese alguma, tenha sempre a plataforma como mediadora da negociação, pois em caso de suspeita de golpe e/ou o vendedor não cumprir com o que foi publicado, o dinheiro do cliente é devolvido.
Buscapé: Se tem uma empresa que pode dizer o seguinte sobre a internet no Brasil: “Quando cheguei aqui era tudo mato.”. Empresa de origem brasileira presente desde 1999 e sua principal proposta é ser um comparador de preços. A plataforma faz uma pesquisa na web e traz para o usuário as melhores ofertas do mercado de várias empresa. Age como uma mediadora de compra e ainda possui programas de cashback. A plataforma reúne tudo que o usuário precisa durante a compra, organizando informações de centenas de lojistas e milhões de ofertas. Um diferencial da plataforma é o histórico de preço. O comprador consegue ver o histórico de preço de determinado produto, logo aqui é mais complicado do vendedor promover um produto com “a metade do dobro”, além de o cliente configurar um alerta de preço caso algum produto tenha variação no preço.
Zoom: Uma boa ferramenta de comparação de preços. Ela tem em seu portifólio somente empresas com boa reputação na internet. Auxilia o cliente na compra do produto, pois traz informações e dicas sobre o uso do produto para adequar melhor à sua necessidade.
Vigia Preço: Também um comparador de preço que traz um histórico de variação de preço dos produtos nas lojas, além do alerta de preço. Contudo esse daqui já traz informações relevantes para economizar tempo na compra e até mesmo economizar com o valor final da compra, pois além do preço do produto, ele já traz o preço do frete de uma única vez (Quem nunca desistiu de compre um produto no precinho depois de se decepcionar com o frete não é?), informa se a loja tem serviço de cashback, além de trazer cupons de desconto disponíveis na loja para economizar ainda mais. Você pode instalar o Vigia Preço como uma extensão do Chrome e ele poderá te informar se um produto está com um bom preço ou não.
O que acharam das dicas? Caso tenham mais dicas para compartilhar para tirar melhor proveito da Black Friday, deixe nos comentários. 😉
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