Se você chegou a este artigo, provavelmente está enfrentando o mesmo problema que já encontrei ao prestar suporte em diversos clientes: acessar um servidor que perdeu a relação de confiança sem possuir as credenciais do administrador local.
Este guia apresenta uma solução simples e direta, que pode não se aplicar a todos os cenários, mas oferece uma abordagem prática sem a necessidade de instalar softwares de terceiros.
Vamos ao passo a passo para solucionar esse problema.
Acessando o Servidor pela Console do Computer Management
Primeiro, acesse um servidor na mesma rede, como um Domain Controller, por exemplo
1- No servidor, clique com o botão direito no menu Iniciar do Windows e selecione Computer Management.
2 – A janela do Computer Management (Local) será aberta, mostrando os recursos da máquina em que você está logado.
3 – Clique com o botão direito sobre Computer Management (Local) e selecione Connect to another computer…
4 – Clique no botão Browser
5 – Insira o nome da máquina com o acesso perdido e clique em Check Names, depois em OK. No exemplo, usamos o servidor CDC-SVR-WEB-01.
6 – Depois clique novamente no botão OK.
Observe que agora você esta conectado em outra máquina através da console do Computer Management, como demonstrado na imagem abaixo.
Observação: Essa conexão pode falhar caso o Firewall do Windows esteja ativado. É recomendável que esteja desativado o Firewall do Windows em ambos os servidores, tanto no de origem quanto no de destino.
Criando um novo usuário e adicionando-o ao grupo de administradores
Agora vamos executar dois passos, sendo o primeiro a criação de um usuário e o segundo adicionando esse novo usuário ao grupo de administradores.
1 – Em System Tools > Local Users and Groups > Users, clique com o botão direito do mouse na área branca (vazia) conforme demonstrado na imagem abaixo e selecione New User…
2 – Será exibido a janela para preenchimento dos dados do novo usuário. Após preencher os dados, clique em Create.
3 – Após a criação, o usuário novo será exibido. Caso não aparecer, clique no botão Refresh localizado no canto superior direito da janela.
Agora vamos adicionar esse usuário ao grupo Administrators.
4 – Vai até System Tools > Local Users and Groups e clique em Administrator.
5 – Após abrir Administrators, cliquem em Add…
6 – Depois clique no botão Locations… selecione a máquina como demonstrado no exemplo abaixo e clique no OK.
7 – Digite o nome do novo usuário e clique em Check Names para poder selecionar. Após, clique no OK.
8 – Feito isso, clique em Apply e depois no OK.
Agora na tela de login do servidor em que precisava realizar o acesso, informe o novo usuário adm local que foi criado, seguido de .\ .
Exemplo: .\user-teste
Alternativamente, você pode inserir nome-do-servidor\usuario-adm-local, conforme ilustrado no exemplo da imagem abaixo:
Será exibido a mensagem de certificado. Basta clicar em Yes para prosseguir com o login usando o administrador local.
Conforme demonstrado, realizei o login no servidor CDC-SVR-WEB-01 utilizando o usuário administrador local (user-teste), criado previamente por meio da console do Computer Management.
Espero que este passo a passo tenha sido útil para você.
Até a próxima!
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