Salve! Sim, somos todos iguais! Resolvemos tudo o que pudermos visitando a caixa de remédios que temos em casa, e se a solução não estiver ali, damos um pulinho da farmácia mais próxima. A gente faz de tudo pra não ir ao Pronto Socorro. Só aparecemos no hospital se “estivermos morrendo”. Se você se identificou, me acompanhe nesta leitura.
A Importância da Conscientização e a Resistência Masculina
Outubro se foi, então falemos do Novembro Azul… uma campanha essencial para despertar nos homens a importância do autocuidado e da prevenção ao câncer de próstata, o segundo mais comum entre eles. Ainda assim, muitos evitam o médico, seja por receio ou pelos mitos que envolvem o exame de toque. Mas a boa notícia é que a tecnologia vem oferecendo alternativas, como podemos ver a seguir:
Testes de PSA aprimorados: O exame de PSA, que mede o nível de antígeno prostático específico no sangue, é um teste inicial e pode sinalizar a necessidade de investigações mais profundas.
Biópsias guiadas por imagem de alta precisão: Ferramentas de imagem avançadas, como a ressonância magnética, ajudam a direcionar biópsias de forma precisa, reduzindo o desconforto.
Inteligência Artificial e Algoritmos: Programas que analisam padrões no PSA ao longo do tempo para prever anormalidades.
Biomarcadores e Exames de Urina Avançados: Alguns exames de urina podem identificar biomarcadores específicos para câncer de próstata, reduzindo a necessidade de exames invasivos para triagem inicial.
Bem, estou levando em consideração que, ao menos um hemograma completo, você faz a cada 2 anos. O PSA é um parâmetro dentro da receita do exame de sangue, até o seu clínico geral pode solicitar. A alteração do PSA é um dos principais gatilhos para te ajudar na prevenção. Lembre-se disso no seu próximo exame de sangue. Além disso, o Urologista vai te pedir exame de urina e raio X completo do trato urinário. Se todos estes marcadores estiverem OK, ele vai te dizer para voltar no próximo ano, repetindo todos os exames e não vai inserir nada em você.
Em que momento da vida eu procuro um médico?
De acordo com as diretrizes de especialistas, recomenda-se que homens comecem o rastreamento aos 50 anos. Aqueles com histórico familiar ou outros fatores de risco devem começar entre os 40 e 45 anos. Mas, de qualquer maneira, a tecnologia está transformando a forma como cuidamos da nossa saúde, facilitando o diagnóstico precoce do câncer de próstata, quebrando o mito de que apenas um exame de toque pode identificar a doença.
O exame de toque é um procedimento rápido e indolor, realizado pelo urologista para verificar a presença de anomalias, simples assim. O mais importante é que todos os homens, independentemente do método escolhido, cuidem de sua saúde com regularidade. Consultar-se regularmente com um urologista ajuda a definir o plano de prevenção ideal para cada caso. Afinal, prevenir é melhor que remediar.
Seja o primeiro a comentar