Como New York foi transformada pelos dados

O estudo de caso publicado pela Columbia University patrocinado pela Lemann Foundation Big Data for Public Safety apresenta como as gestões orientadas por dados (data-driven management) dos prefeitos de New York Rudy Giuliani e Michael Bloomberg libertaram esta cidade da alta taxa de violência e transformaram a gestão pública.

Caos e Violência

A crise fiscal de 1975 causou a demissão de cerca de 5 mil policiais do Departamento de Polícia de New York (NYPD). Em 1980 o departamento policial estava 34% menor do que antes da crise, enquanto a criminalidade e a marginalidade aumentava.

Em 1980, New York chegou a 258 homicídios a cada um milhão de habitantes por ano. Para fins comparativos, a cidade de São Paulo tem cerca de 78 homicídios a cada um milhão de habitantes por ano. O estado do Rio de Janeiro tem cerca de 214 homicídios para o mesmo critério.

Teoria das Janelas Quebradas (Broken Window Theory) otimizada por dados

A teoria das Janelas Quebras considera que a punição dos crimes menores previne a execução dos crimes maiores. Ou seja, à exemplo, punir quem quebra uma janela de algum modo diminuí a quantidade de assaltos e assassinatos na cidade. A teoria foi inicialmente aplicada, com excelentes resultados, na polícia de trânsito de New York chefiada por William Bratton.

Em 1994, Bratton assumiu a chefia do Departamento de Polícia de New York (NYPD), e implementou a teoria das Janelas Quebradas em toda a segurança pública local.

Porém, para otimizar o trabalho reforçou a cultura de gestão orientada por dados no departamento. Bratton acreditava que a polícia poderia ir além da detenção do criminosa; ele acreditava que a polícia poderia prevenir a ocorrência do crime por meio dos dados fornecidos em tempo real.

Antes de Bratton os relatórios sobre a criminalidade em cada região da cidade eram entregues periodicamente a cada quatro meses, a partir da sua gestão a atualização passou a ser diariamente. Entre 1993 e 1999 a criminalidade foi reduzida em 50%.

MODA

Em 2013, o prefeito de New York Michael Bloomberg (Mike Bloomberg), anunciou a criação do Mayor’s Office of Data Analytics (MODA): uma equipe dentro da prefeitura que sintetiza dados originadas em diversos setores da gestão municipal com o objetivo de resolver problemas de maneira integrada e partilhar conhecimento.

O MODA além de otimizar a gestão pública também nutre negócios e investimentos na cidade por meio dos dados abertos para qualquer pessoa interessada. Qualquer investidor, empreendedor, e gestor pode consultar os datasets para a tomada de decisões.

Clique aqui para encontrar datasets gratuitos publicados pelo MODA.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*