Vamos Estudar Tecnologia?

               Semanas atrás depois de um grande dia de trabalho, estava voltando para a minha casa e por uma grande coincidência encontro no caminho o meu antigo professor de informática. Ele foi meu professor no meu curso técnico em informática lá pelo ano de 2006 quando ainda era aluno do Centro Paula Souza. Foi um momento prazeroso encontrá-lo. Trouxe boas nostalgias dos tempos de colégio. Apesar de eu não ter seguido carreira em programação (Ele me dava aulas de Delphi e Pascal), ele foi o responsável em me colocar dentro do mundo da TI apresentando o curso no meu ensino fundamental e me convencendo a seguí-lo e paralelo com o ensino médio.

               Durante os vários assuntos que conversamos, um deles foi referente a alguns alunos que abrem mão do curso por acabarem se desinteressando pelo curso. Muitas vezes os estudantes começam seduzidos pelos futuros rendimento$ que os aguardam após o curso seja em nível técnico ou ensino superior e quando se deparam com conteúdos mais complexos como programação por exemplo (pelo menos para mim é bem complicado) acabam desistindo do curso por achar que o segmento não é para eles.

               Se pararmos para pensar com carinho, o ramo de TI vai muito além conteúdo técnico focados em cloud, redes, desenvolvimento ou hardware. Hoje em dia o TI está muito mais abrangente, pois traz hoje atividades focadas na governança, gestão, desenvolvimento de produtos conforme se percebe a necessidade do mercado e até mesmo vendas. Sim meus camaradas. Uma empresa para manter-se viva precisa vender. É importante que o vendedor tenha um razoável conhecimento em TI aliado a maestria de saber ofertar bons produtos que apoiarão os futuros clientes de forma que irá satisfazê-los plenamente.

               Pois bem, diante de tantas ofertas de cursos disponíveis no mercado. Qual devo seguir?

               Aquele que você achar melhor para ti.

               Emiliano, isso é óbvio. Preciso de algo mais específico. Como vou escolher minha graduação ou curso técnico em TI?

               Concordo que seja óbvio e minha sugestão é não fazer um curso técnico ou graduação pelo menos não logo de primeira. Também não pense em sair comprando um milhão de cursos aleatórios na internet porque falaram que uma área paga R$ 10k por com menos de um mês de formação e se você fizer um curso que custa R$300 ou até menos às vezes. Por mais barato e tentador que o curso pareça ser, a chance de o iniciante se frustrar é grande. Comece devagar. Procure conhecer mais sobre o que a TI de forma mais informal antes e que não gaste muito seu e nem seu dinheiro. Por exemplo: Converse com algum amigo já experiente no ramo. Você pode também acompanhar blogs focados em tecnologia que trazem assuntos relevantes para a área como o 4future e assistir vídeos no Youtube que hoje trazem conteúdos relevantes de forma bem-organizada em vários canais. Nessa triagem certamente você vai se identificar com algum segmento em TI e daí valerá a pena investir seu tempo e dinheiro em algo mais formal seja no curso técnico ou graduação para estudar aquilo que já é mais relevante para a sua futura carreira em TI. Para finalizar deixarei uma piada muito comum para quem começou agora:

“Fazer faculdade em TI é estudar por 4 anos para ter certeza que precisará estudar a vida toda!” 😀

               Achou esse artigo interessante? Mande-o para um amigo que está na dúvida sobre como iniciar em TI e deixe comentários para irmos conversando mais sobre isso.

Até +.

1 Comentário

  1. Você nunca erra, meu amigo! Artigo maravilhoso! Esta frase aqui:

    Fazer faculdade em TI é estudar por 4 anos para ter certeza que precisará estudar a vida toda!

    Deveria fazer parte de todos os cursos de graduação em TI de qq faculdade.
    Parabéns!

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*