Como a Inteligência Artificial me escuta?

Quem nunca teve a sensação de estar conversando com um amigo sobre um assunto aleatório, e minutos depois ao mexer no celular, apareceu uma propaganda sobre o assunto do qual vocês falavam? É nessa hora que a gente pensa: Como isso é possível? Por mais que a Siri ou a Google assistente não esteja ligada, alguém te escutou! Vem comigo nesse post saber como isso é possível.

Siri ou Google Assistente

Às vezes, estamos conversando sobre um assunto aleatório, e do nada a Siri ou a Google Assistente é ativada. Mas, não falamos em momento nenhum “E ai Siri’, ou “ OK Google” e mesmo assim ela é ativada. Isso acontece, pois ambas as assistentes possuem a opção de personalização, ou seja, posso mudar o “E ai Siri”, para “Olá” por exemplo, e sempre que eu falar a palavra “Olá”, ela será ativada. O lado ruim disso, é que se for uma palavra muito comum, ela sempre vai ativar, e em contrapartida sempre vai escutar o que você diz. Uma dica para evitar as ativações desnecessárias, é deixar comandos específicos a ela, assim ela sempre irá te escutar apenas quando você quiser.

Alexa

Quem não tem um dispositivo da Alexa na sua casa hoje? A grande maioria das pessoas aderiu a automação residencial, e ela ajuda muito com isso. O problema é que mal configurada, ela vai te escutar sem que você queira, e gravar o que você disse, para estudos internos. Uma dica aqui, acesse as configurações da Alexa no site da amazon, e desative a opção de gravação. Ela não irá gravar nada do que você diz. Nem em momentos que você não falou diretamente com ela. Por mais que a Amazon usa apenas para aperfeiçoamento, tenho certeza que alguma conversa sigilosa sua você não quer que outra pessoa saiba.

Permissão de aplicativos

Quem nunca baixou um app que pede para acessar seu microfone durante o uso? Por mais que o uso do seu microfone seja apenas quando você abre o app, tudo o que você disser quando o app estiver aberto, será escutado por ele, ou por alguém. Uma dica: Analise sempre a necessidade de acesso a sua câmera, seu microfone ou afins. Se você baixou um app que deve ser usado apenas para jogar, qual o sentido de usar sua câmera, ou até mesmo seu microfone se você não gosta de falar online, caso esteja jogando? São esses pontos que devem ser levados em consideração na hora de permitir acesso a seu dispositivo.

Agora que você já entendeu um pouco sobre como a Inteligência artificial te escuta, será que ela te escuta por que está invadindo sua privacidade, ou simplesmente por que você deixou isso acontecer?

Abraços e ate o próximo post.

Sobre Bianca Dezorzi 89 Artigos
Pós Graduada em Gestão de T.I, estou sempre aprendendo e consumindo conteúdos de Gestão. Atualmente sou Customer Success Manager na BNP e coordeno uma poderosa Central de Serviços. E nas horas vagas? Amo passear na natureza com meus cachorrinhos.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*