Transferência de Dados Excel-SQL via Python

A manipulação e migração de dados entre diferentes fontes é uma tarefa comum em diversos cenários de desenvolvimento de software e análise de dados. Uma situação típica é a necessidade de transferir dados de um arquivo Excel para um banco de dados SQL Server. Python oferece uma gama de ferramentas e bibliotecas poderosas para facilitar esse processo, como Pandas para manipulação de dados e SQLAlchemy para interagir com bancos de dados relacionais.

Neste artigo vamos explorar este processo : migrar dados de uma planilha do Excel para um banco de dados SQL utilizando Python. Isso é especialmente útil quando precisamos lidar com conjuntos de dados extensos e desejamos aproveitar a eficiência e a escalabilidade de um banco de dados relacional.

Data Coding GIF by Pudgy Penguins - Find & Share on GIPHY

Antes de começarmos, certifique-se de que você tenha instalado os seguintes pacotes Python:

  • Pandas: Para manipulação de dados em formato de DataFrame.
  • SQLAlchemy: Uma biblioteca SQL toolkit e Object-Relational Mapping (ORM) para Python.

Para iniciar é necessário garantir que a tabela onde os dados do Excel serão inseridos já exista no banco de dados. A estrutura da tabela deve ser planejada de acordo com os dados que serão inseridos.

Antes de começarmos a migrar os dados, é necessário configurar as informações de conexão com o banco de dados SQL Server. As variáveis db_user, db_password, db_host, db_port e db_name devem ser configuradas de acordo com suas próprias credenciais e configurações de servidor.

Em seguida, precisamos carregar os dados do arquivo Excel para um DataFrame Pandas. Utilizaremos a função read_excel do Pandas para essa finalidade.

Agora que temos os dados em um DataFrame, podemos usá-lo para escrever os dados em uma tabela no banco de dados SQL Server. Primeiro, precisamos criar uma conexão com o banco de dados usando SQLAlchemy.

Finalmente, podemos usar o método to_sql do Pandas para escrever os dados do DataFrame na tabela do banco de dados.

Sobre Janaina Valim 79 Artigos
Como Analista de Dados, minha paixão é desvendar insights valiosos e transformá-los em estratégias de sucesso. Constantemente em busca de novos conhecimentos, minha jornada vai além das planilhas e gráficos. Fora do mundo dos dados, sou uma apreciadora entusiasta de vinhos e cervejas, sempre em busca de novos sabores e experiências.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*